Projeto “Amazônidas” oferece curso gratuito de Produção Audiovisual em Santarém
Objetivo é capacitar pessoas que desejam ingressar no mercado audiovisual da região e promover a cultura e a inclusão.
O projeto Amazônidas – Série Documental selecionada pelo Edital de Audiovisual Fomento Inciso I – Lei Paulo Gustavo do Estado do Pará, em parceria com a Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), está com as inscrições abertas para o curso gratuito de “Produção Audiovisual: Conectando Comunidades”, que ocorrerá entre os dias 7 e 30 de outubro.
O curso, com inscrições abertas de 02 a 06 de outubro, é voltado para toda a população, oferecendo 25 vagas, incluindo oportunidades para Pessoas com Deficiência (PCD).
As aulas serão ministradas pelo jornalista, roteirista e cineasta Fábio Barbosa, diretor de arte da série documental Amazônidas, e pelo antropólogo, pesquisador e produtor audiovisual Mourrambert Flexa, coordenador de produção da série.
Durante o curso, os participantes aprenderão as principais técnicas de produção audiovisual, como: gêneros audiovisuais, produção em campo, gravação, edição e aprovação de conteúdos. Além disso, o curso promoverá um encontro dos alunos com profissionais que já atuam com audiovisual na região.
Ao final do curso, os trabalhos desenvolvidos pelos alunos serão exibidos em uma mostra no Auditório da UFOPA e no canal Muruci Produções no YouTube, destacando a importância da produção local e a sociodiversidade cultural da Amazônia.
Esta ação faz parte das atividades de contrapartida do projeto Amazônidas, um documentário feito por profissionais Amazônidas e que retratará a diversidade sociocultural da região, por meio de uma série de 5 episódios que vai exibir histórias de comunidades quilombolas, populações negras, indígenas, ribeirinhas e LGBTQIAPN+.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de 02 a 06 de outubro. Para se inscrever, basta acessar o site da Muruci ou o link disponível nas redes sociais (@muruciproducoes).
(Clique aqui para se inscrever)
Curso para interlocutores da Série
Em setembro, a equipe do Amazônidas realizou um curso de elaboração de projetos voltado para os interlocutores da série e seus convidados, com o objetivo de disseminar o conhecimento e capacitar as comunidades locais no desenvolvimento de iniciativas culturais. A atividade destacou a inclusão dessas populações no processo criativo e no fortalecimento de suas identidades culturais, reafirmando o compromisso do projeto com a formação e a promoção do fazer cultural na região.
Fonte: Jornalista Anna Karla Lima e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 02/10/2024/10:28:07
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:
* Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com