Rajada de Vento destrói serraria e assusta moradores em Moraes Almeida no Pará;Vídeo

image_pdfimage_print

Meteorologista explica que frente de rajada, que pode ter atingido o distrito, é formada por ventos tão fortes quanto os tornados. (Foto:Reprodução)

Os moradores e trabalhadores de uma serraria na localidade de Moraes Almeida, na BR-163, em  viveram momentos de tensão com o temporal que atingiu o município na tarde desta terça-feira (08). Segundo relatos repassados por eles, por volta das 16h10min, a força do vento atingiu o barracão onde funcionava a empresa e destruiu o pavilhão, mas ninguém se feriu. Assustados, eles relataram que o fenômeno era semelhante a um tornado. As casas próximas não foram atingidas.

O caso aconteceu por volta das 16h10min, desta terça-feira,8 de agosto  no distrito de Moraes Almeida (distante100 km de Novo Progresso) município de Itaituba, com destruição de uma serraria, escola e  residências.

Conforme relatos de moradores para o Jornal Folha do Progresso, o vento destelhou duas escolas, barracões de madeireiras, derrubou arvores e rede de energia elétrica. A rede elétrica que abastece os garimpos no eixo da Rodovia Transgarimpeira foi ao chão e deixou o distrito sem energia elétrica.

A empresa Equatorial Energia, deslocou uma equipe e parte do fornecimento já foi normalizado, na tarde desta quinta-feira, o fornecimento estará 100% normalizado, informou.

Morador comenta —  Aí parece que o vento bateu e derrubou.  Por essas imagens podemos estimar vento muito forte.

As chuvas fortes são em função da combinação do calor e da umidade. Por causa das temperaturas elevadas, as nuvens de tempestade têm mais facilidade em se formar e por isso ocorrem tempestades.

Madeireira teve cobertura arrancada e maquinas danificadas em Moras Almeida (Foto: Via WhatsApp)
Madeireira teve cobertura arrancada e maquinas danificadas em Moras Almeida (Foto: Via WhatsApp)

 O tornado é quando temos a nuvem do tipo funil e os ventos dela tocam o chão. Só pela velocidade do vento não é possível afirmar que foi um tornado. Já as rajadas vem de uma direção só, mas elas assustam mesmo porque são tão fortes quanto os tornados.

Ela ressalta ainda que se um tornado tivesse atingido a serraria o material estaria retorcido:

Não temos relatos de feridos.

Assista ao video

 

Fonte e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 10/08/2023/05:25:27

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: