Registros de casos de malária diminuem 50% em Alenquer

image_pdfimage_print

Os registros de casos de malária diminuíram em Alenquer, oeste do Pará. De acordo com o coordenador de malária do município, Valdo Viana, somente sete casos da doença foram registrados no mês de abril, contra 55 casos registrados no mesmo período no ano de 2013. “O nosso município já teve uma redução de mais ou menos 50% de casos de malária”, reforçou.

A 9ª Regional de Saúde do Estado atende 20 municípios da região. Segundo o coordenador do departamento de doenças transmissíveis por vetores, Bernardo Cardoso, a região teve uma redução de 70% dos casos. “A 9º Regional de Saúde do Estado comporta 20 municípios. Alenquer, Jacareacanga, Novo Progresso e Itaituba são os municípios que a gente diz que estão com os índices altos, porque os outros estão zerados. Em termos regionais estamos com uma baixa de 70% de casos”, informou.

Segundo a Sespa, em 2013 foram registrados 28.292 casos de malária no Pará e quatro mortes foram ocasionadas pela doença. Em todo o Estado, Itaituba tem o maior índice da doença, concentrando cerca de 40% dos casos.

Cardoso explica que a principal ação para evitar a doença é a prevenção. “Evitar é se cobrir com mosqueteiros, que é uma prevenção. Precisamos fazer um diagnóstico imediato e tratamento preciso para o tipo de malária. Se a pessoa manifesta os sintomas, a gente tira a lâmina e se der positivo a gente trata e cobre a pessoa com mosqueteiro, que é gratuito, dado pelo Estado”.

O vetor da malária é o Anopheles, mosquito parecido com um pernilongo, que pica as pessoas principalmente ao entardecer e à noite. Os principais sintomas são febre alta, suor, calafrios, palidez, cansaço, falta de apetite e dores na cabeça e em outras regiões do corpo.

 

Treinamento

Representantes dos 20 municípios atendidos pela 9ª Regional da Sespa participam desde a última segunda-feira (19) de um treinamento para tabulação e atualização de dados da dengue e malária na região do Baixo Amazonas. O treinamento servirá de apoio para o controle das doenças.

 

Fonte: ORM News.

Publicado por Folha do Progresso fone para contato Cel. TIM: 93-81171217 e-mail para contato: folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: