Vai chover? Confira a previsão do tempo para virada do ano nos municípios paraenses
Foto: reprodução | Com esse cenário, os paraenses devem aproveitar o Réveillon, mas já se preparar para um início de ano marcado por intensas chuvas em diversas regiões do Estado.
A noite de Réveillon em Belém será marcada por tempo limpo, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Embora a tarde do dia 31 de dezembro possa ser nublada e registrar chuvas leves, a noite será ideal para celebrar a chegada de 2025 sem preocupações com fortes precipitações.
No Estado do Pará, de modo geral, a transição de ano deverá ser acompanhada por chuvas de fraca intensidade. Quem pretende aproveitar o litoral nordeste do Estado deve ficar atento: há alta probabilidade de chuvas em Marudá (Marapanim), Curuçá, Algodoal (Maracanã) e na região norte da ilha do Marajó na noite do dia 31. Nessas áreas, a nebulosidade pode dificultar a observação das estrelas. Já em Bragança, as condições serão mais favoráveis, com chuvas restritas ao final da tarde e uma noite limpa.
Dezembro encerra como um dos meses mais chuvosos de 2024 no Pará, com um índice pluviométrico de 400 mm — 40% acima da média histórica, que é de 285 mm. A maior chuva registrada no mês ocorreu no dia 10, com 64,6 mm, enquanto o Natal também foi marcado por uma precipitação significativa de 54,5 mm.
Para janeiro de 2025, a previsão é de intensificação das chuvas em todo o Estado, devido à influência de fenômenos como a Zona de Convergência Intertropical, a Alta da Bolívia e o Vórtice Ciclônico. O índice pluviométrico deve alcançar patamares semelhantes aos de dezembro, com previsão de 400 mm.
As regiões Sul, Sudeste e Oeste do Pará, incluindo o Tapajós, Baixo Amazonas e Alto Tapajós, devem registrar chuvas intensas logo nos primeiros dias do mês. Já no litoral, as precipitações começarão de forma moderada e aumentarão ao longo de janeiro, acompanhadas por maior nebulosidade.
Com esse cenário, os paraenses devem aproveitar o Réveillon, mas já se preparar para um início de ano marcado por intensas chuvas em diversas regiões do Estado.
Fonte: Estado do Pará Online e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 30/12/2024/15:46:10
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com