Autoridades se reúnem com garimpeiros para ações contra fiscalização ambiental em garimpos na região de Novo Progresso

image_pdfimage_print

Garimpeiros reclamam da ação truculenta dos fiscais ambientais, que destrói equipamentos em qualquer situação, trafegando, trabalhando, até estacionados e parados sem estarem cometendo crimes ambientais. Esses são os principais problemas enfrentados na região. Para combater tais fiscalização e destruição, autoridades de Novo Progresso se reuniram na Câmara Municipal nesta quinta-feira,25 de agosto de 2022, com empresários e garimpeiros e sociedade civil organizada. A audiência pública foi convocada com finalidade de tomar medidas contra as fiscalizações ambientais, terminou por volta das 12h30min desta sexta-feira (26).

Leia mais:Operação Guardiões do Bioma destrói maquinas em Garimpos na região de Novo Progresso-PA

 

Autoridades municipais coordenaram audiência em Novo Progresso.
Autoridades municipais coordenaram audiência em Novo Progresso.

Na audiência pública, com a participação de cerca de quinhentas pessoas, foi debatido e encontrado medidas para coibir a ação dos agentes ambientais.  A primeira medida tomada é oficializar e provocar as autoridades federais para interferirem na questão, para paralisar de imediato as operações de fiscalizações com destruição de equipamentos na região.

Leia Também:Garimpeiros ameaçam fechar BR-163 em protesto na região de Novo Progresso e Moraes Almeida no Pará

“Os garimpos são considerados ilegais e a exploração de minério nas áreas de proteção ambiental é proibida por lei”.

Na audiência que contou com a presença do Prefeito Gelson Dill, presidente da câmara Chico Souza, vereadores, advogados, ficou decidido que as primeiras medidas a serem tomadas é oficializar as autoridades federais para cessar a  fiscalização,  ao contrário protestos serão realizados; fechamento da rodovia BR-163 e na sede do IBAMA no município.

Clique e ASSISTA (vídeo) da audiência realizada em Novo Progresso.

Guardiões do Bioma

As ações fazem parte da Operação Guardiões do Bioma, composta pela Polícia Federal (PF), Forca Nacional, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Leia também:Garimpeira moradora de Novo Progresso apela ao presidente Jair Bolsonaro; “pare as operações do Ibama nos garimpos”, presidente.

A operação que vem acontecendo ha mais de 15 dias,  visa coibir práticas criminosas na Amazônia legal,  em garimpos na região da Flona Jamanxim e Parque Jamanxim nas áreas de preservação ambiental. Na última segunda-feira (22), segundo informaram garimpeiros e trabalhadores que residem nas áreas, a operação passou a balsa do Rio Jamanxim no garimpo Jardim do Ouro e seguiu para a região do Garimpo São Raimundo e Crepurizão que fica entre os municípios de Itaituba e Novo Progresso no Pará.A ação de garimpeiros e contrabandistas de animais que estariam agindo nos dois lados da fronteira entre Brasil e Colômbia vem preocupando o governo dos dois países.

Por:Jornal Folha do Progresso em 26/08/2022/08:05:53

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

 

%d blogueiros gostam disto: