Cianeto, munições e R$ 2 milhões bloqueados: PF ataca garimpo ilegal no Pará

image_pdfimage_print

A região, conhecida pela extração ilegal de ouro, já havia sido alvo de operações em abril e julho de 2024.. Fotos: PF/divulgação

Nesta quinta-feira (10/4), a Polícia Federal (PF) e o Ibama cumpriram cinco mandados de busca e apreensão.

Nesta quinta-feira (10/4), a Polícia Federal (PF) e o Ibama cumpriram cinco mandados de busca e apreensão na terceira fase da Operação Novo Eldorado, em Curionópolis (PA). A região, conhecida pela extração ilegal de ouro, já havia sido alvo de operações em abril e julho de 2024.

Durante as ações, foram apreendidas quatro pás carregadeiras, que serão inutilizadas por não poderem ser removidas do local. Além disso, dois mandados foram executados nas residências de suspeitos de coordenar o crime ambiental. Em uma das buscas, uma pessoa foi presa em flagrante por posse ilegal de munições, incluindo:

13 cartuchos calibre 12
8 cartuchos calibre 28
1 cartucho calibre 16
2 cartuchos calibre 38
27 cartuchos calibre 25

Os investigadores também conseguiram um bloqueio judicial de R$ 2 milhões nas contas dos envolvidos.

Reincidência do crime ambiental

A terceira fase da operação foi necessária porque, mesmo após as ações anteriores da PF, o garimpo ilegal foi retomado no mesmo local e em áreas vizinhas. A extração predatória de ouro na região tem causado contaminação de rios e solo, com o uso de cianeto—substância ainda mais tóxica que o mercúrio, embora se degrade mais rápido.

Combate contínuo ao garimpo ilegal

A PF mantém operações constantes contra o garimpo ilegal na Amazônia. A Operação Novo Eldorado é um desdobramento de outras ações, como a Operação Boa Sorte, deflagrada em dezembro de 2023 contra o mesmo tipo de crime.

A investigação segue em andamento, com possíveis novas medidas contra os responsáveis pelos danos ambientais.

 

Fonte: Clayton Matos e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 10/04/2025/17:04:29

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: