Ciclone extratropical ameaça trazer mais chuvas ao Rio Grande do Sul

image_pdfimage_print

(Foto: Miguel Noronha/Conteúdo Estadão)- O fenômeno vai atingir a Argentina e trazer ‘instabilidade’ climática ao Rio Grande do Sul, segundo a previsão do Inmet.

Um ciclone extratropical deve se formar entre o norte da Argentina e o sul do Uruguai entre o final desta terça-feira (7) e o decorrer da quarta-feira (8). O fenômeno climático pode estender a frente fria que cruza o Rio Grande do Sul, trazendo mais instabilidade à região. A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O estado está sofrendo com fortes chuvas que persistem há mais de uma semana, causando enchentes e destruição. Até o momento, a tragédia já contabiliza mais de 90 mortes e mais de 1,3 milhão de pessoas afetadas.

De acordo com o Inmet, o início da semana será marcado por um breve período de tempo quente e seco, mas a chegada do ciclone trará ventos fortes que podem superar os 60 km/h e chuvas volumosas, especialmente na região de Santa Maria, nas encostas e nas proximidades do Planalto gaúcho. Mas ao sul do estado, em toda a área de fronteira com o Uruguai, áreas de instabilidade devem causar chuvas volumosas. Temporais com rajadas de vento acima de 70 km/h e queda de granizo são previstos para a região que engloba Pelotas, Alegrete e São Borja.

Com a formação do ciclone, espera-se uma queda acentuada das temperaturas máximas, com rajadas de vento que podem chegar a 80 km/h, e chuvas de 20 a 50 mm em diversas partes do estado. O cenário é de alerta máximo, com o ciclone extratropical ameaçando agravar ainda mais a situação.

O Inmet alerta que a quinta-feira (9) será marcada por tempo frio e seco na maior parte do estado, com possibilidade de chuvas no norte do Rio Grande do Sul. Temperaturas mínimas entre 4°C e 8°C nas áreas mais frias do sudoeste, Planalto e Serra a partir de quinta-feira. Mínima de 12°C em Porto Alegre na quinta-feira.

Já na sexta-feira (10), a instabilidade retorna devido a novas áreas de instabilidade. Para o fim de semana, a previsão é de formação de uma frente fria, com amplo ingresso de ar frio de origem polar, trazendo mais chuvas e temperaturas gradativamente mais baixas.

Fonte: O Liberal  e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 07/05/2024/14:09:16

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: