Cientistas criam cerveja sem álcool que embriaga sem causar ressaca
A bebida faz parte da linha SENTIA Spirits, criada em um laboratório localizado próximo a Londres, na Inglaterra. | Divulgação/Freepik
Bebida criada por laboratório no Reino Unido promete reproduzir sensação do álcool sem prejuízos físicos ou mentais.
neurocientista britânico David Nutt, diretor científico da GABA Labs, anunciou o desenvolvimento de uma cerveja que promete oferecer os efeitos de relaxamento e sociabilidade do álcool, mas sem causar ressaca ou dependência. A bebida faz parte da linha SENTIA Spirits, criada em um laboratório localizado próximo a Londres, na Inglaterra.
De acordo com Nutt, a fórmula atua diretamente sobre o neurotransmissor GABA (ácido gama-aminobutírico), responsável por reduzir a tensão e promover o relaxamento. O diferencial da bebida é que ela estimula apenas esse mecanismo, sem afetar outros sistemas cerebrais ligados à dopamina e à endorfina, que estão associados a comportamentos compulsivos e aos efeitos colaterais do consumo de álcool.
O efeito da bebida começa cerca de 10 minutos após o consumo e dura aproximadamente meia hora. A sensação é produzida por uma combinação de extratos vegetais que estimulam naturalmente a liberação de GABA no cérebro, segundo o cientista.
Linha de produtos
Atualmente, a SENTIA oferece duas versões da bebida:
- SENTIA Red, com notas de maracujá, tília e rosa.
- SENTIA Black, com ingredientes como anis, magnólia, laranja e cardamomo.
Cada garrafa de 500 ml custa cerca de 30 libras esterlinas (aproximadamente R$ 221). Por enquanto, a cerveja não tem previsão de lançamento no Brasil.
Cuidados no consumo
Embora a bebida não contenha álcool e não seja detectada pelo bafômetro, os criadores orientam que os consumidores evitem dirigir após o uso. O estado de relaxamento provocado pode diminuir os reflexos e afetar a atenção.
A inovação da GABA Labs vem sendo apresentada como uma alternativa para pessoas que buscam formas mais seguras de socializar e para as novas gerações, que demonstram maior preocupação com os efeitos do álcool tradicional.
Fonte: g1 e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 16/10/2025/16:10:01
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com