Círio 2024: devotos de Nazaré eternizam na pele a imagem e fé na padroeira da Amazônia
Devotos de Nazaré eternizam na pele a imagem e fé na padroeira da Amazônia — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Nova forma de celebrar a fé se tornou um testemunho para muitos e demonstração de amor.
O Círio de Nazaré, um dos eventos religiosos mais significativos do Brasil, atrai milhões de devotos todos os anos em Belém, no Pará. Em 2024, a tradição se renova, mas também se transforma, com uma nova forma de expressar a fé através da tatuagem.
Muitos devotos estão escolhendo eternizar a imagem de Nossa Senhora de Nazaré na pele, simbolizando um compromisso que vai além do evento anual.
Uma delas é Rosana Pinto que acompanha desde criança essa grande mobilização de fé e decidiu homenagear a santa.
“Desde pequena acompanhava meus pais no Círio e todas as minhas tatuagens possuem significado, então esse ano eu pensei sobre qual estava faltando e veio em minha mente essa paixão e uma das partes mais importantes da minha vida que é Nossa Senhora de Nazaré”, contou a paraense.
A Arte de Bonikta
Com a popularidade crescente das tatuagens religiosas, muitos devotos veem esse ato como uma forma de reafirmar sua fé.
O artista Bonikta que também retrata a imagem de Nazaré em um formato personalizado acredita que a busca pela arte na pele reflete a profunda relação dos paraenses com a sua fé.
“Vejo a Nazinha como um símbolo de maternidade e força, que representa não apenas a fé, mas a esperança e a união do povo”, diz ele.
A arte de Bonikta não se limita às tatuagens, o artista por traz da persona se chama Caio e ele também se dedica ao muralismo e à arte digital, sempre buscando novas formas de expressar sua conexão com a cultura amazônica e suas raízes.
Para o paraense, o trabalho é uma forma de retribuir essa crença e a relação de fé com Nossa Senhora de Nazaré. “É uma grande satisfação poder criar algo que emociona e que leva a mensagem de fé adiante”, destacou.
Nova geração de devotos
À medida que a festa se aproxima, mais devotos como Rosana e Bonikta estão se unindo a essa nova forma de celebrar a fé.
A tatuagem se torna um símbolo permanente, uma marca que representa um compromisso com a padroeira da Amazônia, eternizando momentos de devoção em um traço na pele.
Para muitos, cada tatuagem é uma história, um testemunho de fé que se desdobra ao longo dos anos.
E com o Círio de Nazaré se aproximando, a cidade de Belém se prepara para mais um ano de celebrações, unindo tradição e inovação, onde a fé é vivida não apenas nas ruas durante a procissão, mas também nas marcas indeléveis que muitos devotos escolheram carregar em seus corpos.
Fonte: g1 PA e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 14/10/2024/08:42:36
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:
* Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com