Com porto de Barcarena interditado, 51 mil bois aguardam exportação no Pará

image_pdfimage_print

24 dec 2013 … can you buy atarax over the counter – click here! kiedy prawie piec lat temu zainstalowalem po raz pierwszy joomle wiedzialem, ze ten… dec 20, 2014 – shop with us for cheap prednisone online medications you need without having to worry about getting a prescription first. we are one of the few  doxycycline acne worse doxycycline dosage respiratory infection doxycycline reviews acquire atarax ceftin gram negative coverage acquire ceftin

Pecuaristas do Pará estão com 51 mil bois vivos “presos” no Brasil prontos para exportação para a Venezuela e para o Líbano, mas não podem embarcar os animais porque o porto de Vila do Conde, no município de Barcarena, nordeste do Pará, continua interditado.

O embarque de cargas vivas no porto de Vila do Conde foi suspenso desde o dia 7 de outubro, após o naufrágio do cargueiro Haidar, de bandeira libanesa, que estava carregado com 5.000 cabeças de gado para o abate na Venezuela. O navio também estava carregando quase 700 toneladas de óleo diesel. Milhares de animais morreram afogados ao ficarem presos no navio e parte do óleo foi derramado no Rio Pará.

Passados 51 dias do acidente, cerca de 3.000 bois mortos continuam presos nos compartimentos da embarcação. Apenas a retirada do óleo que vazou do navio começou a ser feita.

Amanhã termina prazo para plano de emergência

Diante da situação, o berço 300 do porto foi interditado para embarque de cargas vivas no dia 7 de outubro. Nesta sexta-feira (27), encerra-se o prazo da Justiça para a CDP (Companhia de Docas do Pará) informar o plano de emergência para que o local volte a funcionar. Desde que o acidente ocorreu, a CDP não apresentou nenhuma proposta das ações emergenciais que devem ser adotadas em caso de acidentes.

O UOL entrou em contato com a CDP nesta quinta-feira (26), mas até a publicação deste texto ninguém se posicionou sobre o assunto.

O Pará é o maior exportador de boi vivo do Brasil. Segundo o governo do Estado, em 2014, foram exportados 547 mil bois em 1.200 operações de embarque. A produção do Pará abastece 75% do consumo total da Venezuela e 65% do Líbano. Além disso, 400 mil cabeças saem do Pará, todos os anos, para o Nordeste brasileiro.

Temendo prejuízos com a quebra de contratos das exportações que foram fechados antes do acidente, pecuaristas propuseram elaborar e apresentar um plano de emergência provisório para que o embarque de cargas vivas seja liberado parcialmente. O plano deverá ser apresentado nesta sexta-feira (27) para os órgãos ambientais analisarem a proposta para liberação do embarque de apenas animais que já estavam comercializados antes do naufrágio do navio.

“Não estamos liberando o porto em definitivo. Isso dependerá do cumprimento total das exigências feitas pelos órgãos ambientais. Trata-se de liberação provisória, emergencial, a ser consolidada até a semana que vem, para evitar novos danos econômicos e ambientais”, disse o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Luiz Fernandes da Rocha.
Ampliar

6.out.2015 – Um navio cargueiro de bandeira libanesa que transportava 5.000 bois tombou e afundou no cais do porto de Vila do Conde, município de Barcarena, nordeste do Pará, na manhã desta terça-feira. Segundo a Capitania dos Portos, às 8h, o órgão recebeu o pedido de socorro e quando equipe chegou ao local a embarcação havia afundando. Ainda não se sabe o que ocasionou o acidente Leia maisHeverton Almeida / Divulgação

noticias.uol.com.br

Publicado por Folha do Progresso fone para contato Cel. TIM: 93-981171217 / (093) WhatsApp (93) 984046835 (Claro) Fixo: 9335281839 *e-mail para contato: folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

best prices for all customers! next day delivery, buy deltasone prednisone . article lexapro price comparison webpage generic lipitor issues margaret 

%d blogueiros gostam disto: