STF proíbe destruição de provas obtidas por hackers em celulares de Moro e Deltan

image_pdfimage_print

Provas obtidas por hackers em celulares de Moro e Deltan não podem ser destruídas (Sérgio Moro (Anderson Riedel/PR) / Deltan Dallagnol (Foto:Roque de Sá/Agência Senado).

Decisão foi tomada após julgamento que encerrou nesta terça-feira (13), no plenário virtual da corte

As mensagens de integrantes da operação Lava Jato obtidas por hackers e divulgadas em uma série de reportagens do site The Intercept, chamada “Vaza Jato”, não podem ser destruídas. Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu que a destruição de provas pode frustrar a efetividade da atuação da Justiça, contrariando preceitos constitucionais, como o Estado de Direito e a segurança jurídica. O julgamento, que começou no dia 2 de junho, no plenário virtual, terminou nesta terça-feira (13) e seguiu uma decisão liminar de 2019, do ministro Luiz Fux.

A ação foi aberta pelo PDT, depois que o ex-juiz da Lava Jato e agora senador Sérgio Moro, então ministro da Justiça do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), sinalizou que as provas obtidas pela Polícia Federal (PF) seriam descartadas. Moro estava entre os integrantes da operação que tiveram o celular hackeado, bem como o ex-procurador e deputado federal cassado Deltan Dallagnol (Podemos-PR).

A operação Spoofing, da PF, apontou que mais de 1.000 celulares podem ter sido invadidos por hackers.

Fonte:O liberal e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 14/06/2023/09:49:43

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: