Hospital Regional do Tapajós realiza primeiro parto de trigêmeos da história da unidade
Foto: Divulgação | Nascimento raro marca avanço da obstetrícia de alto risco em Itaituba; bebês nasceram saudáveis e não precisaram de UTI.
O Hospital Regional do Tapajós (HRT), unidade do Governo do Pará localizada em Itaituba, no sudoeste do estado, registrou um marco inédito: a realização do primeiro parto de trigêmeos desde sua inauguração. O nascimento dos bebês Joaquim, Josué e Jorge, filhos de Daniela Peres Brito e Janderson Souza Sá, completa 30 dias no final de julho e reforça o papel do HRT como referência em obstetrícia de alto risco na região.
A cesariana foi realizada com suporte multiprofissional, envolvendo obstetra, anestesista, instrumentadora, enfermeiras, técnicas de enfermagem e três pediatras — um para cada bebê. Mesmo com estrutura preparada para UTI Neonatal, os recém-nascidos apresentaram boas condições clínicas e receberam alta em poucos dias. A mãe permaneceu internada por mais tempo, sob acompanhamento pós-operatório.
“Desde que descobri a gestação, fui encaminhada para o HRT, que é o único hospital com essa estrutura. Fui muito bem assistida, e meus filhos nasceram saudáveis. É um sentimento de gratidão”, relatou Daniela.
O parto foi conduzido pelo obstetra Jean Cleyton Silva Guimarães, com o apoio dos pediatras Fabiola Wanghon, Karla Araújo e Janderson Figueira. Para o diretor técnico da unidade, Dr. Lucas Vergani, o episódio representa a força do sistema público de saúde quando há investimento em estrutura e equipe: “Esse é o SUS funcionando com técnica e humanização”.
Gerenciado pelo Instituto Social Mais Saúde, o HRT é administrado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) e atende os seis municípios da região do Tapajós com serviços de média e alta complexidade, incluindo clínica médica, cirurgia geral, traumatologia e obstetrícia de alto risco.
Desde a sua inauguração, em 2022, o hospital já realizou 931 partos — 95 apenas no primeiro semestre de 2025.
Fonte: Texto de Sammya Ferreira / Ascom HRT / e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 24/07/2025/13:27:02
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com