Lagoa Misteriosa se torna Reserva Particular do Patrimônio Natural pelo ICMBio

image_pdfimage_print

Lagoa Misteriosa, atrativo turístico de MS localizado em Bonito –  (Foto>DIVULGAÇÃO/Grupo Rio da Prata)

Lagoa Misteriosa, atrativo turístico localizado em Jardim (MS), se tornou Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A portaria nº 1.102 foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (17). Com isso, área de 38,43 hectares, que compõe a fauna, flora e recursos hídricos do atrativo turístico, passa a ser de proteção ambiental regulamentado pelo Governo Federal.

De acordo com a diretora de sustentabilidade do Grupo Rio da Prata, Luiza Coelho, ao criar uma RPPN, os proprietários assumem o compromisso legal de preservar a área em seu estado natural.

“A área da Lagoa Misteriosa é uma área de incrível biodiversidade e cenário, única no mundo. Assim, o objetivo de criar a RPPN foi oficializar a proteção desta área que agora passa a fazer parte do Sistema Nacional de Unidades de Conservação Brasileiro através de uma reserva particular e perpétua. Trabalhar com o ecoturismo de propósito que realmente contribui para a conservação ambiental e desenvolvimento sustentável da região, demonstra que as atividades econômicas podem ser aliadas da natureza, basta tomar as medidas preventivas”, afirmou a diretora, em entrevista exclusiva ao Correio do Estado.Confira o trecho redigido no Diário Oficial da União:

O PRESIDENTE DO INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE – ICMBio, no uso das competências atribuídas pelo art. 15, Anexo I, do Decreto nº 11.193, de 08 de setembro de 2022, nomeado pela Portaria de Pessoal nº 2.464 da Casa Civil, de 16 de maio de 2023, publicada no Diário Oficial da União de 17 de maio de 2023; resolve:

Art. 1º Fica criada a Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Lagoa Misteriosa, de interesse público e em caráter de perpetuidade, no imóvel denominado Fazenda Lagoa Misteriosa, situado no município de Jardim – MS, matriculado no registro de imóveis da comarca de Jardim, Estado do Mato Grosso do Sul sob a matrícula nº22.560.

Art. 2º A RPPN Lagoa Misteriosa, tem uma área total de 38,4308 hectares, definida no imóvel referido no art. 1º.

A Lagoa Misteriosa é uma caverna inundada com profundidade desconhecida. Até o momento, foi possível chegar a 220 metros de profundeza. Está localizada na BR 267 KM 512.

Possui águas cristalinas em diferentes tons de azul e, a 40 metros de profundidade, é possível ver a copa das árvores que contornam o local. É considerada uma das cavernas inundadas mais profundas do Brasil.

Fonte:   e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 18/04/2024/16:02:32

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: