Manejo florestal comunitário é debatido em Porto de Moz*

image_pdfimage_print

Manejo florestal comunitário é debatido em Porto de Moz  Na próxima quinta-feira (05), será realizado na Casa da Cultura, em Porto  de Moz, o seminário *“Debatendo o Manejo Florestal Comunitário Familiar  (MFCF)”,* que reunirá lideranças locais e gestores públicos para conhecer  experiências de uso sustentável da floresta, no território paraense.

O  evento discutirá também os desafios para consolidação dessa modalidade de  manejo, que passam por temas relacionados à formação profissional,  organização comunitária e acesso a políticas públicas.

 Verde para Sempre

Estima-se que o volume potencial das florestas comunitárias no Pará seja de  15,5 milhões de metros cúbicos de madeira em tora, uma quantidade  suficiente para atender o que foi consumido no estado durante o ano de  2010. Entre as experiências que serão discutidas no evento estão as  atividades florestais desenvolvidas na Reserva Extrativista (Resex) Verde

 para Sempre – a maior do país, com o dobro do tamanho do Distrito Federal.

 Em meio a um território de cerca de 1,3 milhão de hectares, a Associação  Arimum é uma das organizações que desenvolve o manejo florestal comunitário  na Resex. A atividade é realizada para complementar a renda de 48 famílias.

 A extração é realizada em uma área coletiva de 4,2 mil hectares, denominada  de Projeto Maçaranduba, que foi subdividida em 21 Unidades de Produção  Anual (UPAs). É a própria associação que coordena e executa as atividades  de manejo florestal de baixo impacto.

 Apesar dos gargalos do setor, a Associação Arimun está em busca da  certificação FSC (Forest Stewardship Council; em português, Conselho de  Manejo Florestal). Em fevereiro desse ano, a organização de porto de Moz  teve um projeto aprovado junto à entidade internacional, que viabilizou um  apoio para a compra de material de segurança, adequação de veículos,  alojamentos, equipamentos para processamento da madeira, treinamentos,  dentre outras ações que auxiliarão os comunitários a se adequar aos  princípios e critérios da certificação florestal, que garante o acesso da  madeira a mercados mais exigentes.

  Alternativa ao desmatamento

 Para Manuel Amaral, membro do Instituto Internacional de Educação do Brasil  (IEB), a importância desse seminário é discutir a viabilidade do manejo  florestal como alternativa ao desmatamento que tem se tornado uma ameaça  cada vez mais presente nas Unidades de Conservação. “É importante  viabilizar planos de manejo realizado pelas famílias moradoras das reservas  extrativistas. Na Verde para Sempre há dois planos de manejo florestal  comunitário aprovados e outros cinco em análise pelos órgãos de  licenciamento ambiental. Esse dinâmica deve ser seguida por outras Unidades  de Conservação de uso sustentável na Amazônia”, destaca Amaral coordenador  da ONG em Belém.

 O seminário Debatendo o Manejo Florestal Comunitário Familiar é do IEB,  Comitê de Desenvolvimento Sustentável de Porto de Moz (CDS), Associação  Comunitária de Desenvolvimento Sustentável do Rio Arimum (ASCDESRA) e  Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMbio). Entre as instituições  participantes estão: Secretária de Estado de Meio Ambiente (SEMA), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Oeste do Pará  (Ufopa) e instituto Floresta Tropical. O evento tem o apoio do Fundo Vale.

SERVIÇO: SEMINÁRIO DEBATENDO O MANEJO FLORESTAL COMUNITÁRIO FAMILIAR

*Data:* 05 de junho de 2014 (quinta-feira)

*Local:* Casa de Cultura, Rua da República s/n – Bairro: Centro – Porto de

 Moz.

 *Horário*: de 8h30 as 18h

 *SUGESTÃO DE ENTREVISTADOS*

 *Wandreia Baitz*, coordenadora de projetos do IEB, 091 91140906;

 *Genésio ou Margarida Ribeiro*, membros da Associação Arimum, 093 8401 2290

 ou 093 8412 5990;

 *Rosa Paes*, chefe da RESEX Verde para Sempre/ ICMBio –  091 9128 4112 ;

 *Antônio Duarte*, membro do CDS – 093 37931733 ou 093 84169006;

 *Instituto Internacional de Educação do Brasil – Escritório Belém*

 Rod. Augusto Montenegro, 5955 – Cidade Jardim I – 2º andar – Lote 2A nº 7,

 Parque Verde.

 Tel: (91) 4141-7816 | 3222-9363

 *Email*:

imprensaiebel@iieb.org.br,

belemieb@gmail.com, belem@iieb.org.br

Publicado por Folha do Progresso fone para contato  Cel. TIM: 93-81171217 e-mail para contato: folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: