Novo Progresso e região é tema de abertura do Profissão Repórter na Globo

image_pdfimage_print

Profissão Repórter flagra crimes ambientais em áreas de proteção da Amazônia na estreia da temporada 2023; assista à íntegra
Por duas semanas, o trio Caco Barcellos, Sara Pavani e Chico Bahia seguiu de perto o trabalho dos agentes ambientais do ICMBio em áreas de difícil acesso nos estados do Mato Grosso e do Pará.

Assista abertura do Profissão Repórter clique AQUI

Nesta terça-feira (11), estreia da temporada 2023 do Profissão Repórter, foi ao ar o primeiro dos cinco episódios da série “Pra onde, Brasil”, grande novidade do programa este ano.

Assista à reportagem do Jornal Nacional clique AQUI

A bordo de um motorhome, que foi casa e redação durante os dias de viagem, Caco Barcellos, Sara Pavani e Chico Bahia pegaram estradas pelo Centro-Oeste do país e chegaram até o Pará para mostrar o tamanho da destruição da Amazônia nas áreas de proteção ambiental, fiscalizadas e gerenciadas pelo Instituto Chico Mendes.

Caco Barcelos e equipe acompanham operação de destruição de garimpo ilegal com fiscais ambientais do ICMBio no Pará.
Caco Barcelos e equipe acompanham operação de destruição de garimpo ilegal com fiscais ambientais do ICMBio no Pará.

Por duas semanas, o trio seguiu de perto o trabalho dos agentes ambientais do ICMBio em áreas de difícil acesso nos estados de Mato Grosso e do Pará.

Nas investigações por terra, foram encontradas várias pistas da ação de quem desmata e, sobretudo, muitas árvores derrubadas e amontadas à espera dos tratores que levam a madeira para as serrarias. Nas operações aéreas, a bordo de três helicópteros, os agentes flagraram, por exemplo, a ação de um tratorista que continuou derrubando árvores mesmo com os helicópteros sobrevoando. Assista AQUI

O trabalho também resultou no flagrante de atividades criminosas dentro de grandes fazendas de produção agrícola e de gado paraenses.

Nos primeiros dias de gravação, foram descobertas duas áreas de extração ilegal de ouro dentro da Área de Proteção Ambiental do Tapajós. Garimpeiros contaram que o dono dos 1.500 hectares é um grande produtor de gado em Novo Progresso. Assista AQUI

Em outra ação, que teve como alvo uma área de garimpo clandestina na Floresta Nacional de Jamanxim, a operação resultou no embargo da fazenda e na destruição das esteiras de produção e de duas escavadeiras hidráulicas, avaliadas em R$ 1,5 milhão. O dono da fazenda, que tentou fugir na hora do flagrante, teve seus veículos apreendidos e foi autuado com uma multa de R$ 80 mil.

Fonte e Publicado Por:Jornal Folha do Progresso em 12/2023/10:36:57 com G1

 Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

 

%d blogueiros gostam disto: