Quais doenças se pode pegar na academia? Saiba os riscos e como se prevenir
Foto: Reprodução | Entre as infecções transmissíveis nesse ambiente, estão: o HPV, a Herpes Simples e a Mpox.
As academias se tornaram um dos espaços mais frequentados nos últimos anos, isso porque a procura por um padrão estético saudável cresceu consideravelmente entre a população brasileira. Porém, o que muitos não sabem é que algumas doenças e infecções contagiosas podem ser transmitidas nesse ambiente.
Em entrevista ao portal Metrópoles, os infectologistas Rosana Ritchmann, do laboratório Delboni, em São Paulo, e André Bon, do Exame Medicina Diagnóstica, afirmaram que o risco de contágio existe sim e não é pequeno.
“São várias as possibilidades quando a gente pensa em um ambiente fechado e mal ventilado, em relação a todos os vírus respiratórios”, alerta Rosana Ritchmann.
Segundo os especialistas, entre as principais doenças transmissíveis na academia, estão as infecções por vírus, como HPV, Herpes Simples e Mpox. Além dessas, algumas bactérias, como Staphylococcus aureus e Streptococcus pyogenes podem ser transmitidas e, dessa forma, causar furúnculos, impetigo ou carbúnculos.
“Por serem transmitidas por gotículas ou contato direto com secreções respiratórias de pessoas infectadas, é importante que indivíduos com sintomas como tosse, espirros, coriza e febre não frequentem a academia”, explica o infectologista André Bon.
Confira algumas dicas para prevenir doenças na academia:
- Leve sempre um álcool em gel em sua bolsa
- Higienize as mãos e os aparelhos durante os revezamentos
- Prefira ambientes de academia bem ventilados
- Ao chegar em casa, tome um banho e troque imediatamente a roupa suada da academia
- Se estiver doente, evite ir à academia para não transmitir doenças ou infecções às outras pessoas.
Fonte: O liberal e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 25/04/2025/09:48:58
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com