Semana contra impactos e o uso de agrotóxicos terá programação em Santarém, Belterra e Mojuí

image_pdfimage_print

Programação debates, palestras e cursos iniciou nesta segunda-feira (27) e segue até o dia 1º de dezembro. No encerramento haverá uma feria de produtos orgânicos. (Foto Ilustrativa)

Para tratar sobre o uso e impactos dos produtos agrotóxicos na região, inicia nesta segunda-feira (27) a 1ª Semana Regional de Mobilização e Articulação contra os impactos causados por agrotóxicos em Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos, no oeste do Pará. A programação segue até dia 1º de dezembro, sendo encerrada com uma feira de produtos orgânicos no Fórum de Santarém, com a participação de produtores da Associação Tapajós Orgânicos.

Um seminário no auditório da unidade Tapajós, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) iniciou os debates a respeito do tema. O encontro segue até às 18h na instituição.

De acordo com os organizadores, todos os eventos são abertos ao público em geral, estudantes e profissionais. Em Mojuí dos Campos, o seminário e oficinas serão no dia 29, e em Belterra, no dia 30, ambos na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.

Serão abordados temas como a atuação no Ministério Público Estadual (MP) no combate ao uso de agrotóxicos, as consequências para o meio ambiente e a saúde humana, e as alternativas ao uso de agrotóxicos, como a agroecologia e o uso de produtos orgânicos. Promotores de justiça, professores da Ufopa, técnicos do Instituto Evandro Chagas, engenheiros agrônomos e médicos estão entre os palestrantes.

O Fórum Permanente de Combate aos Agrotóxicos na Região do Baixo Amazonas foi criado em maio deste ano. Possui representação governamental dos municípios de Santarém, Mojuí dos Campos e Belterra, do Estado do Pará e da União, organizações não governamentais e entidades da sociedade civil organizada. Atualmente é coordenado pelo Ministério Público de Santarém, com secretaria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR).

Dia 27/11 – Seminário de Abertura na Unidade Tapajós da Ufopa

09h30 – Palestra: O Ministério Público e a Estratégia Regional de Combate aos Impactos dos agrotóxicos – Ione Nakamura e Lilian Braga (promotoras de Justiça)
10h15 – Mesa: O Meio Ambiente e a Saúde Humana – uma abordagem das consequências da utilização de substâncias químicas no meio rural – Flávia Garcez (Ufopa) e Marcos Mota (Instituto Evandro Chagas)
11h15 – Debate
12h – Almoço
14h – Palestra: Certificação de Produtos Artesanais – Marco Aurélio Nascimento (promotor de Justiça, CAO constitucional e coordenador do Fórum Estadual de Combate ao Impacto dos Agrotóxicos)
Programação paralela: 14h – Curso de notificação para os profissionais de Saúde. Ministrante: Roberta Souza (coordenadora do VSPEA/SESMA) e Instituto Evandro Chagas
14h30 – Mesa: A Agroecologia como estratégia de desenvolvimento sócio territorial e sustentável, com trocas de experiências – Palestrante: Podalyro Neto (engenheiro agrônomo), com participação de STTRS, Amabela, CFR, AMTR/MC
18h – Encerramento

Dia 28/11 – Campanha Educativa em feiras e mercados (distribuição de fôlder)

Dia 29/11 – Seminário em Mojuí dos Campos (sede do STTR)

Dia 30/11 – Seminário em Belterra (sede do STTR)

Programação (a mesma nos dois municípios):

8h – Abertura oficial
9h – Palestra: Prejuízo dos agrotóxicos para a saúde; agroecologia como alternativa de melhorar a qualidade de vida e contrapor o agronegócio – Ufopa
10h – Debate
12h – Almoço
14h – Oficina: Capacitação para lideranças
14h às 15h – Oficina: Em vigilância para notificação das intoxicações exógenas – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador
15h às 16h – Oficina: Toxicologia – Ufopa
16h às 17h – Impactos Ambientais – SEMMA/MC/Belterra

Dia 01/12 – Realização da Feira Orgânica no Fórum de Santarém

Por G1 Santarém, Pará
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: