Tradicional ‘Missa Mocoronga’ celebra 359 anos de Santarém

image_pdfimage_print

A Missa Mocoronga faz parte do calendário de aniversário da ‘Pérola do Tapajós’ desde 1969 (Foto:Ronaldo Ferreira / Prefeitura de Santarém)

Celebração foi a primeira presidida pelo arcebispo Dom Irineu Roman após a Diocese do município ser elevada para a categoria de Arquidiocese

Como parte das celebrações pelos 359 anos de sua fundação, o município de Santarém realizou, na manhã desta segunda-feira (22), na Catedral Metropolitana, a tradicional Missa Mocoronga, que faz parte do calendário de aniversário da Pérola do Tapajós desde 1969.

A celebração seguiu as recomendações das autoridades sanitárias, devido à covid-19, e foi a primeira presidida pelo arcebispo Dom Irineu Roman, também com participação do padre Rubinei Coelho, após a Diocese do município ser elevada para a categoria de Arquidiocese.

Com número reduzido de participantes, a celebração foi transmitida pela TV Encontro e também pelas redes sociais da Arquidiocese e Prefeitura de Santarém. As orações foram em intenção às famílias que perderam pessoas queridas para a covid-19, e também para aquelas que lutam contra a doença, além de pedidos de bênçãos aos profissionais de saúde que estão na linha de frente.

missa2   Com número reduzido de participantes, a celebração foi transmitida pela TV Encontro e pelas redes sociais da Arquidiocese e Prefeitura de Santarém (Foto:Ronaldo Ferreira / Prefeitura de Santarém)

Na homilia, Dom Irineu destacou que bons cidadãos se unem para construir uma cidade melhor. “Uma cidade grande, bela, uma metrópole, só pode ser cada vez mais bonita, se cada cidadão der a sua contribuição com o seu saber, a sua inteligência, colocar as suas virtudes e o seu trabalho. Já sei que chamam Santarém de Pérola do Tapajós. Eu sugiro que seja utilizado Pérola do Tapajós, cidade coração da Amazônia”, comentou.

missa4Na homilia, Dom Irineu destacou que bons cidadãos se unem para construir uma cidade melhor. (Foto:Ronaldo Ferreira / Prefeitura de Santarém)

Durante o ofertório, o coordenador das unidades descentralizados dos ambulatórios itinerantes, Lauro Correa, entrou com um buquê de rosas e que agradeceu por ter vencido a covid-19. “Fui a oitava pessoa a passar por internação e vencer a Covid, é a primeira vez que entro na igreja para agradecer. Fiquei muito emocionado com a oportunidade. Em nome de todas as pessoas recuperadas e em nome de todos os profissionais de saúde que estão na linha de frente na luta contra o Coronavírus, eu digo obrigado, Senhor”, disse, emocionado.
missa5 Lauro Correa entrou com um buquê de rosas para agradecer por ter vencido a covid-19 (Foto:Ronaldo Ferreira / Prefeitura de Santarém)

Por conta da pandemia, esse ano a missa não contou com a apresentação da Orquestra Sinfônica Maestro Wilson Fonseca. O Ministério Santa Cecília, sob o comando do maestro Tinho Fonseca e Bianca Carneiro, conduziu a parte musical com cantos religiosos e canções da terra.

A organização da Missa Mocoronga ficou à cargo da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras). De acordo com o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, que esteve entre os presente, Missa Mocoronga representa um momento de agradecimentos.

“É um momento de agradecer a Deus e à Nossa Senhora da Conceição pelas bênçãos derramadas sobre nossa Santarém, sobre nosso povo, nossa gente. É um momento de comemorar conquistas e trabalhar, ainda mais, para superar as dificuldades enfrentadas com a pandemia, mas com a certeza de que tudo isso vai passar e vamos sair mais fortalecidos e unidos. Cada um fazendo sua parte para escrever a história de uma Santarém melhor”, disse o prefeito Nélio Aguiar.

Por:João Thiago Dias / Com informações da Prefeitura de Santarém

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

 

 

%d blogueiros gostam disto: