Um dos maiores traficantes de animais do país é preso na Bahia

image_pdfimage_print

Foto:Reprodução | Homem é acusado de vender aves por até R$ 80 mil no país

Um dos principais traficantes de animais silvestres do Brasil foi preso nesta sexta-feira (5) durante a Operação Fauna Protegida, realizada em Salvador.

O suspeito, que não teve o nome divulgado, é apontado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) como líder de uma organização criminosa interestadual, responsável por comercializar ilegalmente aves raras por valores que chegavam a R$ 80 mil.

Coordenada pelo MP-BA, com apoio da Polícia Civil e da Polícia Militar, a operação também teve ações no município de Mascote, no extremo sul da Bahia. A força-tarefa apura crimes como tráfico de animais, maus-tratos, receptação qualificada e lavagem de dinheiro.

Esquema lucrativo e antigo

Segundo as investigações, o grupo criminoso movimentava um esquema estruturado, com divisão de tarefas e atuação em diferentes regiões do estado e de fora dele. Espécies como estevão, canário, papa-capim, chorão e trinca-ferro eram capturadas de forma ilegal e revendidas por altos valores. Em um dos flagrantes anteriores, o suspeito já havia sido encontrado com mais de 1.500 pássaros e centenas de jabutis.

Apesar das inúmeras passagens pela polícia, essa é a primeira vez que o investigado é preso por crimes de associação criminosa e lavagem de dinheiro.

A operação também cumpriu um mandado de prisão preventiva contra um dos principais fornecedores de animais do grupo, além de quatro mandados de busca e apreensão em residências de integrantes da quadrilha.

Em um dos locais, foram encontrados dezenas de galos vítimas de maus-tratos, criados para rinhas ilegais.

A promotora de Justiça do Meio Ambiente, Aline Salvador, afirmou que a operação representa uma resposta firme do estado contra crimes ambientais. “A operação deflagrada hoje [dia 5] é uma resposta contundente do estado para promover a proteção da nossa fauna, tão importante para a manutenção de um meio ambiente saudável.  Agora, as investigações seguem para complementação das provas e a realização da denúncia criminal por crimes de tráfico e maus-tratos de animais, lavagem de dinheiro e associação criminosa”, declarou.

Fonte: Rafael Miyake – Agência Brasil / Jornal Folha do Progresso e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 06/09/2025/07:00:00

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: