Vaccari fica calado em depoimento à CPI dos Fundos de Pensão

image_pdfimage_print

Ex-tesoureiro do PT foi chamado para explicar denúncia no fundo Petros.
Avião da PF que levou Vaccari para Brasília atrasou devido a mau tempo.
Convocado a prestar depoimento à CPI dos Fundos de Pensão nesta quarta-feira (3), o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto decidiu ficar calado e não responder a nenhuma pergunta dos parlamentares da comissão. A decisão já havia sido informada ao G1 pelo advogado dele, Flávio D’Urso.

Inicialmente previsto para as 10h desta quarta, o depoimento de Vaccari à CPI só teve início às 13h30. Preso em Curitiba (PR) na Operação Lava Jato, ele foi levado a Brasília em um avião da Polícia Federal que, em razão do mau tempo de manhã na capital paranaense, não conseguiu decolar no horário previsto.

O ex-tesoureiro petista chegou à Câmara dos Deputados volta das 13h, escoltado por policiais federais e não falou com a imprensa.

O depoimento de Vaccari foi autorizado pela comissão após um dos depoentes da CPI, o advogado Carlos Alberto Pereira da Costa ter afirmado, em depoimento no ano passado, que Vaccari está “por trás” de um acerto de propina que envolve o Petros, fundo de pensão dos funcionários da Petrobras.

Investigadores da Operação Lava Jato apontam Vaccari como o operador responsável por obter recursos para o o PT por meio do esquema de corrupção. Desde que as denúncias começaram a surgir, a sigla e a defesa dele têm negado irregularidades e dito que as doações partidárias foram todas legais e devidamente informadas à Justiça Eleitoral.

Mais cedo, o advogado de Vaccari, Flávio D’Urso, informou ter solicitado na semana passada à CPI que desmarcasse a sessão desta quarta em razão da decisão do ex-tesoureiro do PT de ficar calado, mas a comissão negou o pedido. “Para mim, não fazia sentido o Vaccari vir de Curitiba para Brasília para ficar calado”, disse.

Em resposta, o presidente da CPI, Efraim Filho (DEM-PB), disse que a comissão não poderia deixar questioná-lo sobre suposto tráfico de influência dele em fundos de pensão, mesmo com a decisão.

“Nunca vi ninguém vir aqui, ficar sentado, calado e ser inocente. Nunca vi ninguém vir aqui e não se defender, ser inocente. Quem veio para ficar calado é porque tinha culpa. O relatório final [da CPI dos Fundos de Pensão], não tenha dúvidas, analisará este seu silêncio como uma presunção de culpa muito forte”, acrescentou o presidente da CPI.

A sessão
Ao longo de cerca de duas horas e meia, Vaccari foi questionado por dez deputados e afirmou, por 21 vezes, que iria se manter em silêncio.

Sempre antes de se pronunciar, ele consultava seu advogado, Flávio D’Urso. Eles mantiveram conversas de pé de ouvido diversas vezes no plenário.

Todas as vezes que um deputado se dirigia ao ex-tesoureiro do PT, Vaccari o olhava e não esboçava reações.

No meio da sessão, o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), vice-presidente da CPI, se dirigiu a Efraim Filho e pediu que não permitisse ofensa à honra de Vaccari.

“Ele [Vaccari] veio com um habeas corpus que conseguiu no STF que lhe concedeu o direito de ficar calado. Ele é uma pessoa que está sendo investigada e que ainda não foi julgada, não foi condenada. Qualquer pessoa que estiver aqui, não pode receber ofensa à sua honra”, declarou Teixeira. “Não somos um tribunal de boteco”, acrescentou.

O presidente da CPI, Efraim Filho, encerrou o depoimento ao dizer que, a pedido da PF, a presença de Vaccari na comissão deveria ser encerrada por volta das 15h45 desta quarta, em razão do voo de volta do ex-tesoureiro do PT a Curitiba (PR), onde ele está preso.

Manifestantes
Cerca de 20 pessoas ligadas ao fundos de pensão Funcef (Caixa Econômica Federal) e Postalis (Correios) acompanharam a sessão.

Todas as vezes em que Vaccari dizia que não se pronunciaria, eles o vaiavam. O grupo também deixava a sala sempre que um parlamentar do PT pedia a palavra.

Quando o deputado Paulo Teixeira pediu que a honra de Vaccari não fosse atacada, as pessoas se viraram de costas para ele e o vaiaram também.

Nos momentos em que o presidente da CPI se dirigia ao ex-tesoureiro do PT e o criticava por ter ficado calado, esses manifestantes o aplaudiam.
buy prednisolone without prescription uk. buy cheap prednisone no prescription . prednisone for sale uk. how much does prednisone cost without insurance buy estrace canadian pharmacy store! buy dapoxetine usa. top offering, dapoxetine cheap uk. blog . pharmacy. menu. skip to content. home; cheap dapoxetine doxycycline hyclate for mrsa doxycycline 0 1 kaina cheap doxycycline online, estradiol less than 73, less symptoms weaning off estradiol levels 68 buy cream online no prescription how long does an estradiol  estrace vaginal cream is a hormonal medical drug which contains a lot of the female sexual hormone estrogen. buy estrace online . it plays an important role in

Por
Filipe MatosoDo G1, em Brasília

Publicado por Folha do Progresso fone para contato Cel. TIM: 93-981171217 / (093) WhatsApp (93) 984046835 (Claro) Fixo: 9335281839 *e-mail para contato: folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: