Vídeo: operação Alquimia da Polícia Federal fecha garimpos ilegais no Pará
Foto: Divulgação: PF | Prejuízo com extração ilegal de ouro pode chegar a R$ 800 mi.
A Polícia Federal deflagrou a operação Alquimia, na manhã desta quinta-feira (24/4), contra garimpos ilegais de ouro na região rural do município de Rio Maria.
Durante a operação, foram apreendidas 12 retroescavadeiras utilizadas na lavra irregular, dois quilos de mercúrio e duas caminhonetes. Os impactos socioambientais, somados ao valor estimado do minério retirado representam um prejuízo potencial de até R$ 800 milhões.
Foram constatados dois pontos de garimpos ativos na extração de ouro, ambos próximos à Rodovia BR 155, entre os municípios de Rio Maria e Xinguara, no sul do Pará. A extensão da área degradada pela atividade minerária ilegal corresponde a aproximadamente 240 campos de futebol. As investigações apontam que, nesse local, podem ter sido extraídos de forma clandestina cerca de 440 quilos de ouro.
As investigações prosseguem para identificar todos os envolvidos na exploração das áreas bem como os compradores do minério extraído ilegalmente.
A operação recebeu o nome de Alquimia porque as investigações tiveram início para apurar um garimpo de cobre, e evoluiu para a descoberta de grande área degradada por garimpos de ouro. Os alquimistas acreditavam que era possível transformar em ouro metais comuns, como o cobre.
Fonte: Comunicação Social da PF/PA / Jornal Folha do Progresso e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 25/04/2025/09:10:21
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com