Aeronave desaparecida é encontrada por indígenas em área de mata em Oriximiná; piloto foi localizado sem vida
Área de mata fechada onde ocorrem as buscas pela aeronave; acesso difícil e densa vegetação tornam a missão de resgate ainda mais desafiadora — Foto: Rede Sociais/Reprodução
Aeronave foi localizada por indígenas da etnia Kaxuyana-Tunayana em uma região de mata fechada, próxima à fronteira com a Guiana; piloto havia relatado pane antes de perder contato..
A aeronave de pequeno porte modelo Cessna 182, matrícula PT-IVN, que estava desaparecida desde o dia 16 de abril, foi encontrada na manhã desta terça-feira (22) em uma área de mata densa no município de Oriximiná, oeste do Pará. O piloto Marcelo Noronha Muniz, de 58 anos, foi localizado sem vida no local.
Segundo as primeiras informações, a aeronave foi localizada por indígenas da aldeia Kaxuyana-Tunayana, que, ao avistarem os destroços em meio à floresta, comunicaram imediatamente a família do piloto. A região fica próxima à fronteira entre o Brasil e a Guiana, de difícil acesso e com comunicação precária.
A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), confirmou a localização da aeronave e do corpo do piloto. A FAB vinha realizando buscas na região desde a notificação do desaparecimento.

De acordo com relatos da família, Marcelo Noronha havia decolado da pista de garimpo Olímpia com destino à pista Nova, ambas situadas em Oriximiná. Durante o voo, ele enfrentou problemas mecânicos e conseguiu se comunicar com familiares e colegas por meio do rádio da aeronave e de uma antena de internet via satélite.
No último contato, por volta das 12h20 do dia 16, ele relatava pane no motor.
Ainda segundo familiares, um líder indígena havia relatado à comunidade local ter presenciado a queda da aeronave nas imediações da aldeia. As informações foram cruciais para guiar as buscas até a região onde o avião foi finalmente localizado.

A Polícia Civil acompanha o caso e investiga as circunstâncias do acidente. A empresa Starlink foi acionada para tentar obter a última localização do sinal de internet emitido pela antena usada pelo piloto.
A Prefeitura de Oriximiná divulgou nota lamentando a tragédia e prestando solidariedade à família. O Corpo de Bombeiros informou que, apesar de não ter sido acionado inicialmente, está à disposição para apoiar na remoção e nos trâmites necessários.
Leia também- Piloto desaparece na floresta amazônica após pane em aeronave que decolou de garimpo em Oriximiná
Seis dias desaparecido: quem é o piloto do avião que caiu na floresta amazônica
Fonte: g1 Santarém e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 22/04/2025/11:01:15
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com