Aston Villa proíbe torcedores de time de Israel em partida pela Europa League; polícia pede revisão

image_pdfimage_print

Torcedores do Maccabi Tel Aviv em jogo antigo da Europa League. — Foto: AFP

Nos últimos dias, ficaram marcadas imagens das partidas da Seleção israelense contra Itália e Noruega, em que protestos pró-Palestina nos dois países fizeram a polícia jogar bombas de gás lacrimogênio contra italianos e noruegueses.

Torcedores do time israelense Maccabi Tel Aviv não poderão ir até a Inglaterra para assistir à partida da equipe contra o Aston Villa no próximo dia 6 de novembro pela Europa League por uma proibição do clube inglês. A partida é válida pela quarta rodada do torneio.

De acordo com o Villa, a decisão por não liberar os torcedores ocorreu por uma preocupação com a segurança pública e de possíveis protestos por conta da guerra entre Israel e o Hamas em Gaza.

Nos últimos dias, ficaram marcadas imagens das partidas da Seleção israelense contra Itália e Noruega, em que protestos pró-Palestina nos dois países fizeram a polícia jogar bombas de gás lacrimogênio contra italianos e noruegueses.

A equipe inglesa afirma que segue as orientações do grupo que emite certificado de seguranças e leva em conta riscos externos nos jogos. Segundo a direção, a decisão foi tomada após uma reunião, escrevendo formalmente ao Maccabi e a UEFA sobre o assunto.

‘A Polícia de West Midlands informou ao grupo que há preocupações de segurança pública fora da área do estádio e sobre a capacidade de lidar com possíveis protestos na noite do jogo. O clube está em diálogo contínuo com o Maccabi Tel Aviv e as autoridades locais durante esse processo, com a segurança dos torcedores presentes e dos moradores locais como prioridade em qualquer decisão’, diz o texto.

Apesar disso, o Comissão de Polícia de West Midlands, Simon Foster, pediu uma revisão completa da decisão e que a segurança de todos é dever ‘absoluto, incondicional e inegociável’.

Ele conta que uma nova reunião foi solicitada para mudar essa ideia inicial.

Entre outros que reagiram estão o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer. Ele condenou o que chamou de ‘antissemitismo nas ruas’.

‘O papel da polícia é garantir que todos os torcedores de futebol possam aproveitar o jogo, sem medo de violência ou intimidação’, escreveu.

A UEFA também falou sobre o tema, dizendo que incentiva um debate com as autoridades competentes e que espera as medidas apropriadas para a segurança.

Já o ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Saar, condenou o Aston Villa afirmando ser uma ‘decisão vergonhosa’ e pedindo que ‘revertam essa decisão covarde’.

 

Fonte: CBN e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 17/10/2025/07:00:00

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: