Belém recebe 40 novos pontos de antenas 4G e 5G para garantir conectividade durante a COP30
Belém ganha 40 novos pontos de antenas 4G e 5G para garantir conectividade durante a COP30. — Foto: Reprodução / Agência Pará
Projeto do Governo do Pará, em parceria com o Governo Federal e operadoras de telefonia, leva internet de alta velocidade e Wi-Fi gratuito a locais estratégicos da capital.
O Governo do Pará está concluindo a ampliação da infraestrutura digital de Belém para aumentar conectividade de alta performance durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30).
A ação, coordenada pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa) em parceria com o Governo Federal, resultou na instalação de 40 novos pontos de antenas 4G e 5G, sendo 24 já em operação e 16 em fase final de implantação.
A iniciativa faz parte do plano de modernização digital da capital. A cidade vai contar com rede pública e gratuita de Wi-Fi em locais definidos pelo Comitê Organizador da COP30.
Os pontos de acesso contemplam áreas essenciais da cidade, como o Parque da Cidade, Porto Futuro, Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão), Vila COP, Aeroporto, Estação das Docas e regiões portuárias de Outeiro.
Segundo o governo, o projeto tem parceria com as operadoras TIM, Vivo e Claro, que trabalham de forma coordenada para ampliar a cobertura móvel e oferecer conexão de alta velocidade.
Ampliação da rede 5G na capital
Supervisionadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as operadoras são responsáveis pelos serviços de 5G, enquanto a Prodepa atua no suporte técnico e institucional dos projetos de expansão em áreas do Governo do Estado.
No Mangueirão, espaço que recebe eventos com público superior a 100 mil pessoas, a nova infraestrutura vai garantir conectividade estável e de alta capacidade.
De acordo com a Prodepa, a média de 40 mil habitantes por bairro em Belém permite estimar que mais de 500 mil pessoas serão beneficiadas com o aumento da cobertura 5G.
Modernização
A Prodepa também modernizou a rede de telecomunicações, contratando dois links de internet de 100 Gbps e atualizando o datacenter estadual com novos roteadores e switches.
Pontos de Presença em locais estratégicos, como o Parque da Cidade, Mangueirão, Casa Civil, Porto Futuro, Estação das Docas e CDP de Outeiro, já operam com capacidade de 100 Gbps.
Um dos legados tecnológicos será a implantação de redes Wi-Fi públicas baseadas no padrão Wi-Fi 6, oferecendo acesso gratuito e de qualidade em espaços internos e externos de Belém.
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com