Centro de hemodiálise em Santarém será administrado integralmente pela Sespa

image_pdfimage_print

Secretaria de estado tem prazo de 20 dias para apresentar plano de ação. Centro era administrado pelo município desde 2005.

Um acordo firmado entre os governos municipal e estadual passou a administração integral do Centro do Hemodiálise de Santarém, no oeste do Pará, à Secretaria de Estado e Saúde (Sespa). Atualmente o local funciona em um prédio anexo ao Pronto Socorro Municipal (PSM). O repasse foi oficializado no dia 13 de junho e mediado pela promotora de Justiça Lília Braga, do Ministério Público Estadual.
O acordo estabelece ainda que a Sespa instale no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) mais de 40 novas máquinas de hemodiálise, em adição aos 27 equipamentos atuais. O centro era mantido desde 2005 pelo município. Por ser um serviço de alta complexidade confinanciado pelo estado, o recurso não era suficiente para atender a demanda de pacientes, e havia atrasos nos repasses, afetando diretamente o fornecimento de insumos necessários para o tratamento. O serviço funciona em quatro turnos.

Prazos
Segundo o acordo, a secretaria de estado tem o prazo de 20 dias para apresentar o plano de ação, além do período de seis meses para a instalação de novos pontos de hemodiálise.
Neste intervalo de transição da gestão municipal para a estadual, foram definidas medidas emergenciais. Entre elas está a instalação de duas novas máquinas no PSM, com apoio do estado. O hospital conta com 10 máquinas. Além disso, serão feitos alguns ajustes nos protocolos de procedimentos do Hospital Regional que permitirão ampliar a capacidade de receber pacientes da nefrologia.

Fonte: G1 Santarém.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: