Cerca de 4 mil filhotes de tartarugas são soltos no Pará

image_pdfimage_print

Iniciativa do Ideflor-Bio busca preservar a espécie e promover a conscientização ambiental para a proteção da fauna marítima.

As tartarugas são fundamentais para o ecossistema amazônico, porque desempenham um papel crucial no equilíbrio ambiental e na potabilidade dos rios. Por se alimentarem de plantas aquáticas e peixes mortos, a espécie acaba fazendo uma verdadeira ação de limpeza nos cursos d’água. Dessa forma, garantindo a qualidade desse recurso natural aos seres humanos e também para si mesma.

A ação humana, como a caça predatória e a destruição de habitats naturais, tem colocado em risco a sobrevivência dessas tartarugas. Por isso, ações desenvolvidas pelo Ideflor-Bio, que garantem a conservação e a reintrodução da espécie, têm se mostrado essenciais para reverter esse quadro preocupante.

Quase 4 mil filhotes de tartaruga-da-amazônia (Podocnemis expansa) foram soltos, no último final de semana, no Refúgio de Vida Silvestre (Revis) Tabuleiro do Embaubal. A Unidade de Conservação (UC) do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), localizada em Senador José Porfírio, município da região sudoeste paraense, é considerada a maior área de desova da espécie no mundo.

A soltura marcou o início das primeiras atividades de reintrodução desses animais na natureza em 2023. O evento contou com a presença de turistas de diversas regiões do país e por moradores da região, que se mostraram entusiasmados em acompanhar o fenômeno natural e contribuir para a proteção dos quelônios.

Até o final deste ano, a expectativa é que 600 mil tartarugas sejam soltas, contribuindo para a preservação da biodiversidade local. De acordo com especialistas, essa é uma das espécies que estão ameaçadas de extinção na região amazônica. Neste sentido, o Governo do Estado, por meio do Ideflor-Bio, não tem medido esforços para ampliar a população desse importante animal aquático.

Segundo o diretor de Gestão e Monitoramento das Unidades de Conservação, Clésio Santana, a soltura dos filhotes de tartarugas-da-amazônia no Revis Tabuleiro do Embaubal é apenas uma das muitas ações que serão realizadas ao longo do ano para recuperar a população desses animais. “O Ideflor-Bio, em parceria com outras instituições e organizações não governamentais, trabalha incessantemente para garantir um futuro sustentável para essas espécies ameaçadas”, afirmou.

O dirigente acredita que a soltura das tartarugas seja um marco para a conscientização da importância da conservação ambiental e da preservação da vida selvagem. “A participação dos turistas e a divulgação desse evento contribuem para a disseminação dessa mensagem, incentivando a sociedade a se engajar em ações de proteção ao meio ambiente”, concluiu Santana.

Para o engenheiro de pesca, Átilla Mello, a iniciativa reafirma o compromisso do Governo do Estado, por meio do Ideflor-Bio, com a preservação da biodiversidade e se torna um exemplo para o país. “A esperança é de que, por meio de ações como essa, as futuras gerações possam desfrutar de um ambiente saudável e equilibrado, onde a fauna e a flora sejam protegidas e respeitadas”, pontuou.

Sobre a UC
Criado em 2016, o Revis Tabuleiro do Embaubal é uma UC de Proteção Integral do Ideflor-Bio com mais de 4 mil hectares. Além da tartaruga-da-amazônia, outras espécies de quelônios desovam na área, como os Pitiús (P. sextuberculata) e Tracajás (P. unifilis). No local, também são encontrados com abundância aves migratórias como a Águia pescadora (Pandien haliaeteus), o Biguá (Phalacrocorax brasilianus), o Maçarico (Tringa solitaria), entre outras espécies.

📷 As tartarugas são fundamentais para o ecossistema amazônico |Foto: El Elyon - Xingu Adventure
📷 As tartarugas são fundamentais para o ecossistema amazônico |Foto: El Elyon – Xingu Adventure
📷 As tartarugas são fundamentais para o ecossistema amazônico |Foto: El Elyon - Xingu Adventure
📷 As tartarugas são fundamentais para o ecossistema amazônico |Foto: El Elyon – Xingu Adventure
📷 As tartarugas são fundamentais para o ecossistema amazônico |Foto: El Elyon - Xingu Adventure
📷 As tartarugas são fundamentais para o ecossistema amazônico |Foto: El Elyon – Xingu Adventure

 

Fonte: Marli Portilho com informações da Agência Pará / Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 23/11/2023/12:28:52

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: