Conta de água: Campanha de negociação de débitos chega a cidades do nordeste paraense
Campanha oferta descontos de até 90% em contas de água atrasadas — Foto: Cosanpa/Ascom
O g1 reúne neste link eventos, serviços e oportunidades no Pará no mês de agosto. Confira.
Cidades paraenses começam a receber nesta sexta-feira (1º) uma campanha para regularizar débitos relacinados à conta de água.
🚿 A campanha oferece, até o dia 16 de agosto, condições especiais, com até 90% de desconto sobre o valor original da conta, isenção de juros e multas, além de 40% de abatimento para pagamentos à vista.
A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) inicia a campanha “Conta com a Cosanpa” nos municípios de Ourém, São Francisco do Pará, Capitão Poço e Inhangapi, no nordeste do estado. As negociações podem ser feitas diretamente nas Lojas de Atendimento da Cosanpa de cada município.
Lojas de Atendimento da Cosanpa
Data: 01 a 16 de agosto
Inhangapi: Trav. 5 de abril, nº 747. Bairro Centro.
São Francisco do Pará: Av. Celso Machado, s/n. Bairro Centro.
Capitão Poço: Trav. Abadias Pereira, nº 740. Bairro Centro.
Data: 11 a 13 de agosto
Ourém: Av. Padre Ângelo Morato, nº 854. Bairro Centro.
Horário: Segunda a Sexta 08h às 12h e 13h às 17h Sábado 08h às 12h
O g1 Pará divulga ainda, neste link, informações sobre mercado de trabalho paraense, incluindo concursos e oportunidades de capacitação disponíveis neste mês de julho. Veja abaixo.
Confira outros serviços e oportunidades
➡️ Curso de Desenho de Som abre inscrições gratuitas em Belém com foco em ambientação sonora, diálogos e mixagem
O Coletivo Vozes da Juventude abre inscrições para a oficina gratuita de Desenho de Som, que será realizada no próximo sábado (2), em Belém.
A atividade integra o projeto “Amazônia em Foco: Vozes e Olhares da Resistência” e tem como objetivo introduzir os princípios do som no audiovisual, com foco em ambientação sonora, sincronização de diálogos e mixagem de áudio.
A oficina será ministrada pelo cineasta Matheus Neves, na Alameda Dona Maria Leopoldina, nº 142. A atividade é voltada especialmente para iniciantes e interessados em produção audiovisual. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo link, disponível aqui.
O programa Partiu Futuro está com inscrições abertas para a edição de 2025, oferecendo 100 vagas para jovens de Belém (PA) interessados em se qualificar profissionalmente e ampliar suas oportunidades de inserção no mercado de trabalho.
A iniciativa é gratuita e voltada para a formação de talentos no setor do varejo, com trilhas de aprendizado desenvolvidas especialmente para atender às demandas do setor.
As inscrições seguem até o dia 25 de agosto, e as aulas têm início previsto para 4 de setembro. Com carga horária total de 220 horas, o curso será oferecido no formato ensino a distância (EAD), com atividades online e cinco encontros presenciais ao longo da formação.
A grade curricular contempla temas como desenvolvimento pessoal e social, contexto das relações de trabalho, tecnologia da informação e comunicação, além de atividades práticas com vivência real em lojas do Boulevard Shopping Belém.
O programa oferece benefícios importantes, como empréstimo de tablet com acesso à internet, auxílio transporte, lanche e uniforme para os encontros presenciais. Os jovens também recebem orientação personalizada na busca por oportunidades de trabalho — uma das grandes vantagens da iniciativa, já que os lojistas do Boulevard Shopping se tornam potenciais empregadores ao final da jornada formativa.
Para participar, é necessário ter entre 17 e 24 anos, ter concluído o Ensino Médio em escola pública e possuir renda familiar de até três salários mínimos.
Serviço
Programa Partiu Futuro | Edição 2025
Local: Belém (PA) – curso online com encontros presenciais
Inscrições: Até 25 de agosto
Link de inscrição: institutoalianca.org.br/partiufuturo
Início das aulas: 4 de setembro
Turno: Manhã ou tarde
Carga horária: 220 horas (duração de 3 meses)
Público-alvo: Jovens de 17 a 24 anos, com Ensino Médio completo na rede pública e renda familiar de até 3 salários mínimos
Benefícios: Tablet com internet, auxílio transporte, lanche e uniforme
⚙️ Serviços
➡️ DPU abre posto de atendimento gratuito em Castanhal
Moradores de Castanhal, no nordeste do Pará, contam com atendimento gratuito da Defensoria Pública da União (DPU) a partir do dia 29 de julho. O posto vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na Usina da Paz, no bairro Jaderlândia.
A inauguração faz parte do projeto de interiorização da DPU. Este é o quarto posto aberto no interior do estado: teve em Paragominas, Tucuruí e Marabá.
O objetivo do projeto é ampliar o acesso gratuito à Justiça para moradores de cidades que não contam com sede da instituição. As parcerias com governos e prefeituras ajudam a viabilizar a ação, oferecendo espaço físico e pessoal de apoio para encaminhamento das demandas aos defensores federais.
Quem pode ser atendido?
A DPU atende pessoas que não têm condições de pagar um advogado e que possuem demandas relacionadas à União ou órgãos federais, como o INSS, Caixa Econômica, Ibama, universidades e hospitais federais.
Entre os casos mais comuns estão:
aposentadorias
auxílio-doença (hoje chamado de benefício por incapacidade temporária)
pensão por morte
Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas)
Bolsa Família suspenso ou negado
fornecimento de medicamentos ou tratamentos de alto custo pelo SUS
Documentos necessários
Para ser atendido, é preciso levar:
RG e CPF
comprovante de residência
comprovante de renda (se tiver)
e toda documentação relacionada ao caso, como negativas do INSS, certidão de óbito ou laudos médicos.
Fonte: g1 Pará — Belém e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 01/08/2025/15:39:41
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com