Ex-prefeito Duciomar Costa é preso acusado de desviar R$ 400 milhões

image_pdfimage_print

O ex-prefeito de Belém Duciomar Costa foi preso nesta sexta-feira (1°) pela Polícia Federal, acusado de comandar uma organização criminosa responsável por um rombo de R$ 400 milhões à administração pública.

Duciomar foi preso em sua residência, no residencial Green Ville I, na avenida Augusto Montenegro, durante a Operação Forte do Castelo, realizada por policiais federais com apoio do Ministério Público Federal. Segundo as investigações, o ex-prefeito comandava um esquema de fraude em licitações para favorecer empresas ligadas a ele, firmando contrados que enriqueciam os envolvidos de forma ilícita.

Os crimes ocorreram durante a gestão de Duciomar na prefeitura da capital paraense, entre 2005 e 2012. Segundo a PF, os elvodidos no esquema, que incluiam pessoas com vínculos profissionais, pessoais ou familares com o ex-prefeito, nunca demonstraram capacidade financeira, mas mesmo assim tornaram-se titulares de empresas, passando a receber volumes significativos de recursos públicos.

Segundo servidores da Corregedoria Geral da União, o esquema criminoso ocorreu durante a execução de diversos projetos realizados pela prefeitura de Duciomar, incluindo o início das obras de construção do Portal da Amazônia e a obra do BRT.

Duciomar está sendo conduzido para a sede da PF em Belém. Outros quatro mandados de prisão preventiva foram expedidos pela Justiça, mas os nomes ainda não foram divulgados. A operação também cumpre 14 mandados de busca e apreensão e 4 de condução coercitiva nas cidades de Belém, Brasília e São Paulo.

(DOL com informações de Marcos Aleixo/RBA TV)

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro)   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

%d blogueiros gostam disto: