Gilvan tem noite de artilheiro e Paysandu vence o Ceará na B.
Foto: Fernando Torres / Paysandu -Noite dourada na Curuzu! O motivo passou longe de ser a conquista do futebol masculino nas Olimpíadas. A festa foi por conta da vitória dos comandados de Dado Cavalcanti sobre o vice-líder da Série B do campeonato brasileiro, Ceará, na retomada da competição. A partida aconteceu neste sábado (20) e foi válido pela 20ª rodada do certame.
Fulminante, o Paysandu conseguiu fazer o primeiro do jogo ainda aos quatro minutos do primeiro tempo, em cobrança de escanteio que Gilvan colocou para a rede. No segundo tempo, aos 21, o zagueiro voltou a aparecer na área do Ceará e, novamente de cabeça, ampliou.

A vitória levou o Bicola para a 10ª colocação com 28 pontos e uma distância considerável da zona de rebaixamento. Consequentemente, o Bicola ficou a apenas cinco pontos do grupo de acesso à Série A de 2017. Para o Ceará, o revés não representou mudança de posição na tabela, mas tirou a oportunidade de diminuir a diferença de também cinco pontos que tem para o líder, Vasco da Gama (RJ).
O Bicola voltará a campo somente no outro sábado (27), quando vai viajar para enfrentar o Oeste, às 16h, na Arena Barueri, em Barueri (SP), com transmissão lance a lance pelo ORM News. A esta altura, o Vozão já terá jogado contra o CRB (AL), às 21h30 da sexta-feira (26), na Arena Castelão, em um confronto direto dentro do G4.
1º tempo: Gol de Gilvan e retranca bicolor
O Paysandu começou o jogo contra o Ceará a mil e conseguiu o primeiro grande lance de perigo ainda aos três minutos, quando Maílson recebeu na intermediária e mandou um balaço! Éverson, no susto, espalmou pela linha de fundo. Na cobrança, Tiago Luís colocou na área e Gilvan apareceu com estilo para mandar a redonda para a rede. 1 a 0 Papão!
O Ceará, que tinha vindo a Belém com a missão de tentar segurar o ímpeto do Paysandu nos primeiro minutos, acabou sentido o golpe e deu espaço para as investidas bicolores pelas pontas. Em uma delas, a zaga cortou para escanteio e Tiago Luís tentou fazer olímpico, mas Éverson mostrou elasticidade e cortou pela linha de fundo, aos oito minutos.
Aos 22, o Paysandu já estava totalmente armado para contra ataques e chegou perto de ampliar em um deles. No lance, Celsinho retomou a redonda no meio-campo e lançou Tiago Luís em velocidade. O camisa 10 disparou da entrada da área e Éverson desviou para escanteio novamente.
Dois minutos depois, aconteceu o único lance de perigo do Ceará. Diante do sistema de jogo alviazul, o Vozão tentou arriscar de fora da área. Wescley foi o protagonista do lance em um chute da entrada da área, que passou rente ao travessão de Emerson.
Aos 39, Roniery tabelou com Augusto Recife na direita e chegou à linha de fundo para tocar rasteiro para Celsinho arrematar, mas o meia, na marca do pênalti, pegou de primeira e jogou a redonda muito longe da meta cearense.
2º tempo: Gilvan faz de novo e Papão vence
Em desvantagem, o Ceará tentou ser mais presente no campo de ataque e assustou ainda aos cinco minutos, quando Bill foi acionado dentro da área. O camisa 18 tentou dominar, perdeu tempo e, ao chutar, foi travado por Fernando Lombardi, que colocou pela linha de fundo.
Aos 10, o Papão disparou pela esquerda, com Tiago Luís. Ele acionou João Lucas, que cruzou na área e viu Celsinho se antecipar à marcação para cabecear, mas Éverson defendeu seguro. Seis minutos depois, outra saída em velocidade pela esquerda do Bicola. Maílson recebeu em profundidade e cruzou para Tiago Luís, que chutou de primeira da direita e mandou a redonda muito perto da meta do Vozão.
Foto: Fernando Torres / PaysanduFoto: Fernando Torres / Paysandu
O Paysandu comandava o jogo com a consistência defensiva e a velocidade nas saídas de bola. Desta forma, conseguiu outro escanteio, que Tiago Luís foi cobrar e colocou novamente na cabeça de Gilvan. O zagueiro subiu com categoria e colocou na rede pela segunda vez na noite.
O Bicola ainda teve a chance de ampliar com Tiago Luís. O camisa 10 foi acionado na área em cruzamento de Augusto Recife e testou no cantinho, mas Éverson caiu para encaixar, aos 23. Quatro minutos depois, o Ceará assustou Emerson em cobrança de falta de Ciel, mas a redonda foi na rede pelo lado de fora.
Tiago Luís e Maílson já estavam isolados como os mais ofensivos do Papão, quando voltaram a aprontar. Aos 28 minutos, Maílson recebeu na ponta e colocou a bola na área para Tiago Luís, que chegou de carrinho para completar para o gol. Éverson voltou a aparecer para salvar os cearenses.
O último lance de perigo do jogo aconteceu aos 33 minutos, no momento em que Ciel colocou a redonda na área e viu Rafael Costa cabecear para fora, mas muito perto da trave do Paysandu.
Ficha técnica (Paysandu 2 x 0 Ceará)
Paysandu – Emerson; Roniery, Fernando Lombardi, Gilvan (Gualberto) e João Lucas; Ricardo Capanema, Augusto Recife, Lucas e Celsinho (Jhonnatan); Tiago Luís e Maílson (Leandro Cearense). Técnico: Dado Cavalcanti
Ceará – Éverson; Eduardo (Tiago Cametá), Charles, Valdo e Thallyson; Baraka, Diego Felipe, Wescley e Felipe (Rafael Costa); Bill e William Henrique (Ciel). Técnico: Sérgio Soares
Gols: Gilvan 4’/1ºT e 21’/2ºT (Paysandu)
Cartão amarelo: Ciel (Ceará)
Local: Curuzu (Belém/PA)
Data: 20/08/16
Hora: 21h
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden – RS (FIFA)
Auxiliares: Jorge Eduardo Bernardi – RS (CBF-1) e Lucio Beiersdorf Flor – RS (CBF-1)
Público: 6.168 (1.213 pag.; 3.507 sócios e 1.448 cred.)
Renda: R$ 49.457,0
Por ORMNEWS
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br