Governo atende reivindicações de indígenas e cria grupo de trabalho para discutir Some no Pará
Foto: Reprodução | Diante das reivindicações, o governo atendeu ao pedido dos indígenas e publicou, no dia 21 de janeiro, um decreto criando um Grupo de Trabalho (GT) para discutir a regulamentação do SOME
O prédio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em Belém, foi ocupado no dia 14 de janeiro por indígenas que reivindicavam esclarecimentos sobre o futuro do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME). A ocupação foi motivada pela alegação de que o sistema seria extinto. Em resposta, o Governo do Pará realizou reuniões com as lideranças indígenas, informando que a Lei 10.820, apontada como responsável por possíveis alterações no SOME, não traz qualquer determinação nesse sentido.
Diante das reivindicações, o governo atendeu ao pedido dos indígenas e publicou, no dia 21 de janeiro, um decreto criando um Grupo de Trabalho (GT) para discutir a regulamentação do SOME. O GT será presidido pelo Procurador-Geral do Estado e contará com a participação de técnicos do governo, lideranças indígenas e representantes de órgãos como a Casa Civil, Secretaria de Educação (Seduc) e Secretaria dos Povos Indígenas (Sepi).
Apesar da criação do grupo, a ocupação do prédio da Seduc continua. Além das lideranças indígenas, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp) e do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) também permanecem no local. Não há consenso sobre os motivos da continuidade da ocupação, já que o governo afirma ter atendido à principal demanda apresentada pelas lideranças indígenas.
Nos bastidores, comenta-se que o envolvimento de membros do Sintepp e de figuras políticas ligadas ao PSOL, como parlamentares e lideranças partidárias, reflete interesses políticos voltados às eleições futuras. O Sintepp, presidido por Beto Andrade, pré-candidato em Ananindeua, e parlamentares como Vivi Reis e Lívia Duarte têm se manifestado publicamente sobre o caso.
O Grupo de Trabalho instituído contará com representantes de diferentes setores do governo e organizações indígenas. Entre os participantes estão técnicos da Seduc, procuradores do Estado, lideranças indígenas das oito etnoregiões do Pará e representantes da Universidade do Estado do Pará (UEPA). O objetivo do grupo é detalhar e regulamentar o funcionamento do SOME, considerando as especificidades das comunidades indígenas e as demandas apresentadas durante as negociações.
Fonte: Portal Debate e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 24/01/2025/07:44:39
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com