PF e Ibama destrói maquinários utilizados em garimpo ilegal na região
(Foto WhatsApp)- “Esta circulando nas redes sociais destruição de maquinas usadas em garimpos na região, as imagens e vídeos seguem com áudio relatando ocorrido”.
Moradores de Novo Progresso que trabalham nestes garimpos tiveram pertences destruídos na operação.
A operação contou com a participação de 23 policiais federais, agentes de fiscalização ambientais, além de quatro helicópteros.
Conforme relatos que chegaram na redação do Jornal Folha do Progresso helicópteros com agentes da Policia Federal e Ibama fazem sobrevoo e descem para destruir.
Os Garimpeiros que operam na região sem licenciamento e dentro de área de preservação ambiental, por sua vez ao avistarem as aeronaves eles acabam abandonando tudo e tem seus pertences destruídos pela ação dos fiscal ambiental.
A reportagem do Jornal “Folha do Progresso” recebeu, por meio das mídias sociais, fotos mostrando máquinas de obras do tipo PC ( Escavadeira) totalmente em chamas. As fotos foram tiradas dentro de um garimpo na região em torno do município de Novo Progresso e Itaituba no Pará.
Segundo os relatos na operação desta quinta-feira(03) a região do garimpo do Marrom e Massaranduba foi alvo – neste caso três maquinas foram destruídas pelo fogo. Além disso, um áudio de um trabalhador foi enviado para a nossa reportagem e na gravação, o trabalhador revela que toda a destruição foi ocasionada por homens da Policia Federal e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
A reportagem procurou o órgão em Novo Progresso afim de esclarecer as imagens que recebemos, mas ninguém foi encontrado para falar sobre caso. Ao final da tarde helicóptero chegou com agentes federais e pousaram na sede do ibama , mas não receberam a imprensa
Versão do Ibama ao G1 Santarém
Operação “Pajé Brabo” de combate ao funcionamento de garimpos ilegais em terras indígenas, foi deflagrada pela Polícia Federal de Santarém nesta quinta-feira (3) em terra indígena Munduruku, na região situada ao sul do estado do Pará entre os municípios de Itaituba e Jacareacanga.
Segundo a Polícia Federal, durante a operação realizada em conjunto com o Ibama, ICMBio e as Forças Armadas, os agentes queimaram seis máquinas de grande porte que foram ilegalmente instaladas nos locais de exploração. Os garimpeiros foram autuados.
A operação se deu em cumprimento a uma determinação judicial gerada a partir de um pedido de lideranças indígenas da região que sofrem com a degradação ambiental causada pela prática ilegal da exploração de minérios. Os garimpos ilegais têm provocado a poluição de rios, causado doenças e problemas sociais, como prostituição e tráfico de entorpecentes.
A operação contou com quatro helicópteros, 23 policiais federais sendo 18 do COT (Comando de Operações Táticas) além de diversos agentes de fiscalização do Ibama, ICMBio e Forças Armadas.
Máquina queimada por agentes da operação “Pajé Brabo” em garimpo ilegal instalado em terras indígenas no Pará (Foto: Polícia Federal de Santarém/Divulgação)
O nome “Pajé Brabo” é uma referência à crença de algumas etnias indígenas de que determinada pessoa tem o poder de causar mal à comunidade e deve ser eliminada. As máquinas pesadas que destroem a vegetação e os rios representam este mal.
Segundo ibama os garimpos ilegais contaminam o solo, lençol freático, os cursos d’agua com mercúrio, isso afeta toda a coletividade que depende desse recurso”, argumentam.
Por Redação Jornal folha do Progresso
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP – JORNAL FOLHA DO PROGRESSO no (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) Site: WWW.folhadoprogresso.com.br E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br