Incêndios em terrenos baldios causam problemas a moradores de Novo Progresso

image_pdfimage_print

Queimadas em Novo Progresso são vistas em terrenos espalhados pela cidade  (Fotos: Jornal Folha do Progresso )

Incêndios provocados pela população em terrenos baldios têm causado problemas para moradores do entorno dessas áreas em Novo Progresso, sudoeste do Pará.

A prática usada para limpar terrenos baldios vem provocando danos à saúde e colocando em risco as residências em torno dos incêndios.IMG-20220811-WA0039

No bairro Juscelandia um ponte de madeira foi destruída pelo fogo, moradores o bairro Bela Vista apagaram fogo que estava aproximando das residências.

No bairro industrial os moradores reclamam dos fogos de incêndio, a fumaça invadiu as casas e moradores passaram o dia trancados, sem abrir portas e janelas.

Tempo Seco

Com esse tempo seco, já que há mais de um mês não chove, muito vento e terrenos cheios de capim, a possibilidade de iniciar um incêndio é muito grande e pode atingir residências, ceifando vidas e causando prejuízos para os próprios donos dos imóveis ou terceiros.IMG-20220710-WA0259

Em Novo Progresso não existe Corpo de Bombeiros, um caminhão pipa contratado pela prefeitura quem atende estas ocorrências.

Moradores relatam que já procuraram a Secretaria Municipal de Meio Ambiente denunciando o perigo da prática – a população continua colocando fogo para limpeza dos terrenos baldios, um risco para a saúde pública.

Poder Público

“Uma cidade organizada o poder publico tem que agir, para  ter a cidade limpa e cobrar dos proprietários para  manter os terrenos precisam ser zelados, para evitar uma série de transtornos, como a criação de animais peçonhentos, foco de criadouros de mosquitos transmissores da dengue e outras doenças e, principalmente, provocar incêndios”.

“Provocar queimadas e atear fogo em terrenos baldios são crimes ambientais”

Provocar queimadas é crime! Está prevista penalização, como sanções e multas, tanto em Lei Federal (9.605/1998), quanto na legislação municipal.

Os proprietários de imóveis vazios ou baldios, podem ser responsabilizados pelas queimadas que possam acontecer em seus terrenos, uma vez que é sua a responsabilidade de manter os locais limpos e preservados.

As multas devem ser emitidas pelos fiscais ambientais da Secretaria de Meio Ambiente do Município e se não forem pagas serão incluídas na dívida ativa para serem cobradas junto com o IPTU – Imposto Territorial Urbano.

Por:Jornal Folha do Progresso em 11/08/2022/11:03:52

Fogo na vegetação em bairro de Novo Progresso. (foto:Jonral Folha do Progresso)
Fogo na vegetação em bairro de Novo Progresso. (foto:Jornal Folha do Progresso)

Assista ao Vídeo

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

 

%d blogueiros gostam disto: