Médicos alertam para aumento de disbiose intestinal durante férias

image_pdfimage_print

(Foto: Reprodução) – Desequilíbrio na microbiota intestinal cresce no período por conta das mudanças na alimentação e rotina nas férias

A disbiose intestinal é um desequilíbrio na flora intestinal que compromete a saúde do sistema digestivo e do organismo como um todo. Durante as férias aumenta a chance de surgimento ou agravamento desse problema, por conta de mudanças nos hábitos alimentares e na rotina.

O alerta é dos coloproctologistas Danilo Munhoz e Aline Amaro, que explicam que é preciso atenção redobrada para os cuidados durante esse período. Afinal, a condição, se aparecer, pode causar diversos problemas “A disbiose ocorre quando há uma alteração na composição da microbiota intestinal, com redução das bactérias benéficas e aumento das patogênicas. Isso pode desencadear diversos sintomas gastrointestinais e até impactar na imunidade”, diz Danilo Munhoz.

O que é disbiose e quais os sintomas?

A disbiose intestinal é caracterizada pelo desequilíbrio entre micro-organismos que habitam o intestino, essenciais para o bom funcionamento digestivo e para a defesa do organismo. Entre os principais sintomas estão:

    Distensão e dor abdominal;
    Gases em excesso;
    Diarreia ou constipação;
    Náuseas;
    Cansaço e indisposição.

“Muitas vezes as pessoas não percebem que esses sintomas podem estar relacionados ao intestino e acabam buscando soluções rápidas por conta própria, com a utilização de medicamentos para enjoo, antiácidos, antigases e laxantes, o que pode piorar a situação”, complementa Aline Amaro.

Causas e piora nas férias

Existem algumas causas para a disbiose intestinal, sendo as mais comuns: dieta rica em gorduras, açúcares e ultraprocessados, consumo excessivo de álcool, uso indiscriminado de antibióticos e outros medicamentos, infecções intestinais estresse e privação de sono.

Contudo, por que a condição se tornar mais comum nas férias? Basicamente, pelos seguintes motivos:

    Mudanças bruscas na alimentação (excesso de fast-food, doces e bebidas alcoólicas)
    Irregularidade nos horários das refeições
    Alteração na rotina de sono
    Aumento no consumo de medicamentos sem orientação

Tratamento

O tratamento da disbiose depende da causa e da intensidade do desequilíbrio. Normalmente, envolve ajustes na alimentação, uso de probióticos e, quando necessário, medicação específica.

“A automedicação é um grande risco, porque muitos remédios podem piorar o quadro ou mascarar os sintomas, dificultando o diagnóstico correto”, alerta a Dra. Aline Amaro. Os médicos reforçam que qualquer uso de medicamentos deve ser feito somente com indicação médica, já que cada caso de disbiose exige uma abordagem individualizada.

 

Fonte: Alto Astral e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 10/07/2025/16:25:16

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: