‘Não permitiremos ação terrorista no Pará’, diz Helder Barbalho sobre atos golpistas

image_pdfimage_print

Reunião é realizada com autoridades federais e estaduais após decisão de Alexandre de Moraes para desmobilizações de radicais em todo país. (Foto:Reprodução)

Após o ministro do STF, Alexandre de Moraes, determinar fim de acampamentos golpistas em todo país, uma reunião é realizada na manhã desta segunda-feira (9) em Belém com autoridades estaduais e federais, incluindo Exército, para desmobilização de radicais bolsonaristas no Pará.

A BR-163 voltou a ser bloqueada no Pará após ataques terroristas às sedes dos três poderes em Brasília, no domingo (8). Iniciados na noite de domingo, os bloqueios no Pará eram em cinco pontos, a maior parte da cidade de Novo Progresso, cidade que mais deu voto a Bolsonaro no Pará.

Leia mais:Ministério Público Federal do Pará disponibiliza site para denunciar paraenses que participaram de atos em Brasília.

*Após atos em Brasília; Bolsonaristas ateiam fogo em pneus e fecham BR-163 em Novo Progresso

Às 9h20, a PRF informou que todos os pontos estavam desbloqueados, sem detalhar como foi a ação para desmobilizar esses grupos. Por volta de 7h30, o governador do Pará informou que estava em contato com a PRF para que as vias federais fossem desbloqueadas (veja entrevista abaixo).

No domingo, em Castelo dos Sonhos, distrito de Altamira, pneus chegaram a ser queimados no meio da BR-163.

 Radicais bolsonaristas bloquearam a BR-163 em Altamira e Novo Progresso, no Pará — Foto: PRF/Divulgação

Radicais bolsonaristas bloquearam a BR-163 em Altamira e Novo Progresso, no Pará — Foto: PRF/Divulgação

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB) informou nesta segunda-feira (9) em entrevista ao Bom Dia Pará, na TV Liberal, que está em contato autoridades para atender a determinação judicial de desmobilização de acampamentos golpistas.

    “Estamos preparado para agir na força da lei e não permitiremos em território paraense toda e qualquer ação terrorista que venha desestabilizar a democracia”, afirmou.

Governador do Pará fala sobre ações contra golpistas
Em Belém um grupo está na calçada da avenida Almirante Barroso em frente ao batalhaão do Exército desde o segundo turno das eleições.

Ainda no domingo, o governador repudiou os ataques terroristas e anunciou o envio de militares do estado paraense a Brasília. As equipes devem embarcar no fim da manhã desta segunda.

MPF pede urgente desmobilização de golpistas no Pará

O Ministério Público do Pará (MPF) também pediu à PF e ao governo estadual a desmobilização urgente de radicais em frente a quartéis, como ocorre em Belém, onde alguns radicais estão desde o segundo turno das eleições.

Segundo o MPF, “aglomerações golpistas instaladas têm potencial para se converterem concretamente em células de ataque ao Estado Democrático de Direito, conforme demonstraram os ataques criminosos em Brasília e porque integrantes dessas aglomerações explicitamente apelam por intervenção das Forças Armadas contra o governo federal constituído”, diz em um trecho do pedido.

O MPF no Pará também divulgou pedido para que quem reconheça alguém do Pará que participou dos “atos criminosos em Brasília denuncie” pelo site do órgão. “As informações serão acrescentadas ao Procedimento de Investigação Criminal em andamento”, segundo o MPF.

Por:Jornal Folha do Progresso em 09/01/2023/14:45:49 com informações do G1PA

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: