Polícia Federal apreende carreta com 41 toneladas de minério irregular

image_pdfimage_print

(Foto:Reprodução) – Carga foi apreendida em Conceição do Araguaia, no posto fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFA)

A Polícia Federal que atua em Redenção, sudeste paraense, apreendeu na noite desta quarta-feira (24) uma carreta carregada com 41 toneladas de minério, no posto fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFA) em Conceição do Araguaia, na divisa com o estado do Tocantins.

A ação policial, realizada no âmbito da operação “Operação Verde Brasil II”, só foi possível graças à informação prestada por fiscais da SEFA que, ao perceberem a incompatibilidade de informações quanto à rota feita pelo motorista do veículo, acionou a Polícia Federal em Redenção.

Após se constatar que a empresa mineradora em nome da qual estava a nota fiscal da carga detinha somente autorização de pesquisa minerária – o que, geralmente, não abrange a extração de minérios – , policiais federais dirigiram-se ao local e trouxeram o veículo com sua carga até as dependências da Delegacia de Polícia Federal em Redenção

Foi instaurado então um inquérito policial para apurar a possível ocorrência dos crimes de execução de lavra sem autorização (artigo 55 da Lei 9.605/1998), usurpação de patrimônio da União em razão da exploração de matéria-prima sem autorização (artigo 2º da   Lei   8.176/1991)   e   também   de   falsidade   ideológica   (artigo   299   do   código penal),  já que a nota fiscal que acompanhava a carga não corresponde à realidade, sendo uma “nota fria”.

Por:Redação Integrada

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

 

 

 

%d blogueiros gostam disto: