Programação da Semana da Inclusão no CAPSi encerra com orientação de higiene bucal para crianças atípicas
CAPSi tem programação especial alusiva à Campanha Abril Azul — Foto: Agência Santarém/Divulgação
A atividade contará com a colaboração de acadêmicos de Odontologia de uma universidade da rede privada.
Atividade de “Orientação de Higiene Bucal para Crianças Atípicas” marca o encerramento nesta terça (8), da Semana da Inclusão no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Santarém, oeste do Pará, alusiva à campanha Abril Azul, dedicada à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este ano, a programação da Semana da Inclusão trabalha o tema “Com amor, não haverá diferenças. Acredite no seu artista”.
A atividade de orientação de higiene bucal para crianças atípicas nesta terça, está programada para começar às 13h no CAPSi, com a colaboração de acadêmicos de Odontologia de uma universidade da rede privada. O atendimento é voltado a crianças em atendimento e seus responsáveis.
Aberta no dia 1º de abril, a Semana da Inclusão no CAPSi começou com apresentação cultural com Vovó Ivonice. No segundo dia foi realizada a Roda de Conversa: “Autistas tomam medicação?”, com a acadêmicos da Uepa. A semana também teve Educação em Saúde – Sala de Espera com o tema: “A influência da alimentação no comportamento e bem-estar de pessoas com TEA: estratégias nutricionais para melhorar a qualidade de vida”; Ação TEA: Diagnóstico e Cuidado e participação na Caminhada da Inclusão realizada pela Associação TEAs do Tapajós.
A Campanha Abril Azul encerra no dia 25 com a atividade: “Encaixando alegria no Abril Azul”, sob a condução Liga de Saúde da Criança e do Adolescente da Uepa, no CAPSi a partir das 08h. A ação também é voltada para crianças em atendimento no Centro e seus responsáveis.
Sobre o CAPSi
O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) se destina ao apoio psicológico a crianças e adolescentes de 2 a 17 anos, que enfrentam transtornos mentais, como esquizofrenia, transtorno do espectro autista (TEA), transtorno de ansiedade, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), transtorno de estresse agudo e pós-traumático, transtorno depressivo, transtorno obsessivo compulsivo e outros.
O CAPSi está localizado na Travessa Silva Jardim, 1126, Aparecida. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, com uma equipe qualificada e preparada para acolher os jovens. Para receber atendimento, é necessário apresentar RG, CPF, Cartão SUS, comprovante de residência, declaração escolar, certidão de nascimento, carteira de vacinação e uma foto 3×4.
Fonte: Sílvia Vieira, g1 Santarém e Região — PA e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 08/04/2025/16:09:35
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com