Sema-NP apreende redes de pesca predatória durante fiscalização no Rio Jamanxim
Foto: Jornal Folha do Progresso | A Semma (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) apreende redes de pesca, no rio jamanxim para combater a pesca predatória e proteger a fauna aquática. A fiscalização fluvial e a apreensão de petrechos de pesca como redes e tarrafas são medidas comuns para garantir a preservação dos recursos pesqueiros.
A apreensão ocorreu no limite proibido da pesca no rio jamanxim.
A equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema-NP), apreendeu na tarde desta sexta-feira, 9 de maio de 2025, redes usadas para a pesca predatória durante patrulhamento fluvial nos Rio Jamanxim em Novo Progresso (PA).
Os agentes ambientais estão em campo fiscalizando a pesca ilegal e realizando o trabalho preventivo, por terra e água, como forma de orientar os pescadores e evitar a pesca predatória no rio jamanxim. Os infratores, ao perceberem a aproximação da equipe, ficaram parados e não impediram a apreensão dos seus petrechos de pesca.
Todos os materiais apreendidos durante as operações foram encaminhados para o depósito da Sema-NP.
Veja vídeo:
Canal de denúncia
A Sema-NP atende denúncias da população contra crimes ambientais e pescas predatórias pela Ouvidoria, no telefone WhatsApp (93) 98122-3620 e em sua SEDE em Novo Progresso.
Ações de Fiscalização
A Sema realiza operações de fiscalização em rios para identificar e combater a pesca ilegal, incluindo a apreensão de redes, tarrafas e outras armadilhas de pesca.
Período de Defeso
A piracema é um período em que a pesca é proibida em alguns rios para proteger os peixes que migram para reprodução.
Redes Ilegais
A utilização de redes com malhas menores do que o permitido (malhas predatórias) é considerada pesca ilegal e é alvo de fiscalização da Sema.
Denúncias
O cidadão pode denunciar a pesca ilegal à Sema, através dos canais de atendimento da secretaria.
Objetivo
A principal função da Sema é garantir a proteção dos recursos naturais, incluindo a fauna aquática, combatendo a pesca predatória e outros crimes ambientais.
Quem se deparar com algum crime ambiental também pode denunciar por meio do contato da Polícia Militar 190.
Fonte:Jornal Folha do Progresso e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 09/05/2025/15:28:41
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com