Serasa: 61% dos brasileiros se arrependem de emprestar dinheiro
(Foto: Reprodução) – O levantamento revela como a mistura entre afeto e finanças pode abalar relações e expor fragilidades no planejamento financeiro pessoal
Um gesto de amizade pode sair caro — ao menos financeiramente. É o que aponta uma nova pesquisa da Serasa, divulgada este mês 61% dos brasileiros já se arrependeram de emprestar dinheiro a um amigo. O levantamento revela como a mistura entre afeto e finanças pode abalar relações e expor fragilidades no planejamento financeiro pessoal.
Realizada em alusão ao Dia da Amizade, a pesquisa mostra que, apesar do sentimento de solidariedade ainda ser forte, dinheiro e amizade não andam exatamente de mãos dadas. Mais da metade dos entrevistados (57,5%) acreditam que essa combinação pode gerar conflitos.
A convivência com amigos exerce forte influência nas escolhas econômicas. A pesquisa mostra que 67% dos entrevistados já compraram algo por influência de amigos; 43% compartilham promoções, cupons e dicas de economia entre si; 82% já emprestaram dinheiro para um amigo; 67% já pediram dinheiro emprestado a amigos; 30% chegaram a fazer empréstimos bancários para ajudar um colega.
Os números mostram quando o apoio vira arrependimento e a boa intenção nem sempre termina bem: 61% se arrependeram de ter emprestado dinheiro; 31% afirmaram ter se afastado de amigos por causa de questões financeiras; e 40% ficaram com o nome negativado por causa de terceiros. Mesmo assim, 37% ainda estariam dispostos a emprestar até R$ 100 sem esperar o retorno do valor.
Vergonha e falta de diálogo dificultam transparência
Outro dado relevante aponta que 59% dos brasileiros escondem suas dívidas de amigos, sinalizando que o tabu sobre dinheiro continua presente nas relações interpessoais. “O sentimento de vergonha ainda afasta muitos amigos, impedindo conversas honestas sobre finanças”, avalia Thiago Ramos, especialista da Serasa em educação financeira.
Além disso, hábitos simples como dividir a conta também podem gerar atritos: apenas 33% afirmam que sempre dividem os valores em encontros com amigos, enquanto 9% dizem que alguém sempre paga mais — e isso incomoda.
Educação financeira: chave para evitar conflitos
Para o especialista, a solução está na transparência com empatia. “Falar sobre dinheiro com naturalidade e sem julgamento é fundamental. Cada pessoa tem uma realidade financeira, e entender isso evita convites desconfortáveis e mal-entendidos. Relações verdadeiras se fortalecem com honestidade financeira”, explica Ramos.
A pesquisa foi realizada pelo Instituto Opinion Box, a pedido da Serasa, entre os dias 24 de junho e 7 de julho de 2025, com 909 pessoas de diferentes idades e regiões do Brasil.
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com