Unidades de conservação são atingidas por incêndios no sudeste do Pará: ‘focos ameaçam ecossistema’, diz órgão ambiental

image_pdfimage_print

Focos de incêndio em São Geraldo do Araguaia, no Pará — Foto: Divulgação

Fogo é provocado por fogueiras e churrasqueiras improvisadas, construídas por visitantes às margens das cachoeiras e do Rio Araguaia, em São Geraldo do Araguaia.

Incêndios estão destruindo matas e colocando animais em risco no Parque Estadual Serra dos Martírios/Andorinhas e na Área de Proteção Ambiental (APA) Araguaia, no município de São Geraldo do Araguaia, no sudeste do Pará.

“Focos de incêndio ameaçam a integridade do ecossistema das áreas protegidas”, informou o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), que realiza uma operação de combate a incêndio florestais nas áreas, mobilizando brigadistas e equipamentos.

Leia também:Quatro anos após o Dia do Fogo, Novo Progresso amanhece com céu aberto e sol brilha forte

Ainda não há levantamento dos danos já causados pelos incêndios, que começaram há pelo menos duas semanas. As equipes seguem na área.

As duas Unidades de Conservação (UCs) abrigam uma rica diversidade da fauna e flora regionais e possuem dois biomas, cerrado e floresta amazônica. Animais ameaçados de extinção, como a onça-pintada e o tamanduá-bandeira, vivem na área.

O fogo ameaça a fauna e a flora da região nas unidades de conservação de São Geraldo do Araguaia — Foto: Divulgação
O fogo ameaça a fauna e a flora da região nas unidades de conservação de São Geraldo do Araguaia — Foto: Divulgação

A gerente diz que os focos de incêndio tem duas causas na região, por isso a necessidade de um trabalho prévio.

“Ressaltamos a importância do trabalho preventivo da nossa brigada nos períodos mais críticos do ‘Verão Amazônico’, como em agosto, setembro e outubro, quando a região do Parque, por ser composta por dois biomas (cerrado e floresta amazônica) fica mais vulnerável a queimadas.

Outro fator para focos de incêndio está nas fogueiras e churrasqueiras improvisadas, construídas por turistas e visitantes nas pedras às margens das cachoeiras e do Rio Araguaia”, informou a gerente.

De acordo com a titular da Gerência da Região Administrativa do Araguaia, Laís Mercedes, o trabalho de prevenção e combate a incêndios nas duas UCs começou ainda em maio, com uma ação de manejo integrado do fogo, baseado em um manual elaborado em conjunto pelo Ideflor-Bio e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do governo federal, para direcionar de forma organizada o trabalho da brigada de combate ao fogo.

O Parque Estadual Serra dos Martírios /Andorinhas e a APA Araguaia abrigam uma grande diversidade de espécies da fauna e flora, incluindo animais ameaçados de extinção, como a onça-pintada e o tamanduá-bandeira. As duas UCs são corredor ecológico, conectando diferentes áreas de preservação ambiental.

Brigadistas têm trabalhado para controlar incêndios e minimizar impactos ambientais — Foto: Divulgação
Brigadistas têm trabalhado para controlar incêndios e minimizar impactos ambientais — Foto: Divulgação

Fonte:G1PA/ Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 10/08/2023/05:25:27

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: