Voluntários percorrem rio Xingu de caiaque e retiram duas toneladas de lixo em Altamira
Ação faz parte da 3ª Remada Ecológica Voluntária e reforça conscientização ambiental no sudoeste do Pará.
Na manhã deste sábado (9), o Rio Xingu voltou a ser cenário de mobilização ambiental com a realização da 3ª edição da Remada Ecológica Voluntária, em Altamira, no sudoeste do Pará. O evento reuniu mais de 24 voluntários que, em caiaques, percorreram três quilômetros recolhendo resíduos descartados irregularmente. Ao final, cerca de duas toneladas de lixo foram retiradas das águas.
Durante o trajeto, que teve início no Porto Pepino e seguiu até a Orla do Cais, os participantes recolheram materiais como garrafas PET, sacolas plásticas, pneus e outros itens que afetam o equilíbrio ecológico do rio e colocam em risco a fauna e a flora. Todo o material foi recolhido em sacos plásticos, transportado em voadeiras até a Praia da Orla e encaminhado para o aterro sanitário municipal ou para reciclagem.
A ação é promovida pela Norte Energia, por meio do Programa de Educação Ambiental para os Trabalhadores (PEAT) da Usina Hidrelétrica Belo Monte, e conta com apoio do Centro Regional de Educação Ambiental do Xingu (Creax) e do Corpo de Bombeiros de Altamira. A Poraquê I — primeira voadeira elétrica da Amazônia — também auxiliou na atividade.
De acordo com a organização, o objetivo é estimular o voluntariado, reforçar a importância da preservação dos rios amazônicos e combater o descarte inadequado de resíduos. Em 2024, a mesma ação retirou mais de quatro toneladas de lixo do Xingu.
O Ibama alerta que uma simples garrafa plástica pode levar até 600 anos para se decompor na natureza. O Xingu, um dos principais afluentes do Amazonas, é essencial para o equilíbrio ambiental da região e sua preservação depende da conscientização e participação da comunidade.
Fonte: Plantão 24horas News – Norte Energia S.A. /Jornal Folha do Progresso e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 12/08/2025/15:53:57
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com