Aos 116 anos, morre brasileira reconhecida como pessoa mais velha do mundo

image_pdfimage_print

Foto: Reprodução | A freira Inah Canabarro Lucas, reconhecida como a pessoa mais velha do mundo, morreu na última quarta-feira (30), em Porto Alegre, aos 116 anos e 326 dias. Torcedora do Internacional, ela recebeu homenagem do clube nas redes sociais. O título passa agora para Ethel Caterham, do Reino Unido, que tem 115 anos e 252 dias, segundo a plataforma LongeviQuest.

A freira Inah Canabarro Lucas, reconhecida como a pessoa mais velha do mundo, morreu nesta quarta-feira (30), em Porto Alegre (RS), aos 116 anos e 326 dias. Natural de São Francisco de Assis, no interior do Rio Grande do Sul, ela nasceu em 27 de maio de 1908 e integrava a congregação religiosa de Santa Teresa de Jesus.

Com a morte da religiosa, o título de pessoa mais velha do mundo passa a ser de Ethel Caterham, do Reino Unido, que atualmente tem 115 anos e 252 dias, segundo a plataforma LongeviQuest. A brasileira também fazia parte da linhagem do general Canabarro, uma das lideranças da Revolução Farroupilha (1835-1845), e entrou para a vida religiosa aos 19 anos.

Em seus últimos anos, irmã Inah vivia na capital gaúcha. Em 2018, ao completar 110 anos, recebeu uma bênção apostólica do papa Francisco. Em entrevista à época, disse que o segredo da longevidade era a fé: “Ele é o segredo da vida. Ele é o segredo de tudo”, declarou, referindo-se a Deus.

Torcedora do Internacional, a religiosa recebeu uma homenagem do clube em publicação nas redes sociais. “Destinou seus 116 anos de vida à bondade, à fé e ao amor pelo Clube do Povo”, escreveu o Sport Club Internacional. Ela nasceu 11 meses antes da fundação do time, e cinco anos após o surgimento do Grêmio, principal rival gaúcho.

A trajetória de irmã Inah atravessou diferentes períodos históricos do país. Quando nasceu, o Brasil tinha apenas 18 anos como República, e as perspectivas de vida ainda eram limitadas, especialmente para crianças com saúde frágil – como era o seu caso, segundo relatos da Arquidiocese de Porto Alegre.

Com sua morte, o Brasil continua a figurar entre os países com os supercentenários mais longevos. O cearense João Marinho Neto, de 112 anos e 207 dias, foi recentemente confirmado pelo Guinness World Records como o homem mais velho do mundo, após o falecimento do britânico John Tinniswood, também aos 112 anos.

Fonte: Com informações de CNN / Jornal Folha do Progresso  e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 02/05/2025/08:55:21

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: