Bombeiros do Pará reforçam preparo para salvamentos em cenários típicos da Amazônia
(Foto: Reprodução) – Entre janeiro e julho de 2025, corporação registrou cerca de 15 mil atendimentos em diferentes regiões do Estado
O governo do Pará, por meio do Corpo de Bombeiros Militar (CBMPA), intensifica a preparação das equipes para salvamentos que exigem técnicas adaptadas às particularidades geográficas e climáticas da Amazônia. Entre janeiro e julho de 2025, a corporação realizou cerca de 15 mil atendimentos em todo o Estado, com destaque para ocorrências pré-hospitalares e resgates em acidentes de trânsito.
Atuação em terra, ar e água
A diversidade de cenários da Amazônia exige que os bombeiros estejam aptos a atuar em terra, no ar e nas águas. Entre os maiores desafios, estão os salvamentos aquáticos, conduzidos pelo Grupamento Marítimo Fluvial (GMAF), responsável por ocorrências de afogamentos e desaparecimentos em rios e igarapés.
“Para as operações, utilizamos equipamentos de mergulho autônomo, como cilindros, válvulas, reguladores, coletes equilibradores, máscaras e nadadeiras, além de materiais específicos para o resgate subaquático. As embarcações empregadas incluem lanchas de apoio, tipo leme e flex boat, fundamentais quando não há ponto exato de localização de vítimas. Após 24 horas, iniciamos as buscas superficiais, em que essas embarcações ampliam a área de varredura e otimizam o resgate”, explicou o tenente-coronel do CBMPA, Aluiz Palheta Rodrigues.
Ocorrências mais registradas
Das cerca de 15 mil ocorrências registradas no período, a maior parte corresponde a atendimentos pré-hospitalares, com os resgates em acidentes de trânsito entre os mais recorrentes. Os municípios que concentraram maior número de acionamentos foram Belém, Ananindeua e Santarém. (Agência Pará)
Como acionar os bombeiros
Na Região Metropolitana de Belém (RMB), os chamados ao Corpo de Bombeiros podem ser feitos pelos números 190 ou 193, atendidos pelo Centro Integrado de Operações do Pará (CIOP). No interior do Estado, os acionamentos são realizados pelos Núcleos Integrados de Operações (NIOP) ou diretamente nos quartéis da corporação.
Fonte: Debate Carajás e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 27/08/2025/16:36:53
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com