Cidade oficializa ‘morango do amor’ como patrimônio cultural imaterial

image_pdfimage_print

Senador Amaral reconhece “morango do amor” como patrimônio cultural. (Redes Sociais)

Senador Amaral (MG), uma das maiores produtoras de morango do país, reconhece doce como símbolo da cultura local e busca tombamento estadual.

O famoso “morango do amor” agora é oficialmente patrimônio cultural imaterial de Senador Amaral, no Sul de Minas Gerais. A cidade, que desponta como uma das maiores produtoras da fruta no estado, deu o título ao doce após ele vencer o concurso gastronômico do Festival de Inverno 2025 e viralizar nas redes sociais. Com a medida, o município também iniciou o processo para reconhecimento estadual.

Inspirado na clássica maçã do amor das festas juninas, o doce combina morango fresco, brigadeiro branco à base de leite em pó e uma calda vermelha crocante. Após vencer o concurso gastronômico promovido durante o Festival de Inverno, em junho, o “morango do amor” ganhou status de símbolo da cidade.

A decisão da prefeitura foi anunciada nas redes sociais, com uma publicação destacando o valor simbólico do doce: “O morango que representa amor agora também representa história e orgulho. Este é o reconhecimento que valoriza a cultura e quem planta com o coração”, diz o vídeo oficial divulgado pelo município.

O reconhecimento do “morango do amor” foi formalizado após um inventário conduzido pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, que também protocolou o pedido de tombamento estadual no Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG). A expectativa é que a decisão do estado saia até o fim de 2025.”Depois do concurso, o doce virou febre”, afirmou o secretario municipal de Turismo e Cultura, Evanil Emiler da Silva.

Fonte: O Liberal e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 01/08/2025/13:51:56

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: