Combate a incêndios em Parque Nacional no PA já dura 12 dias; Governo Federal diz que fogo já foi extinto

image_pdfimage_print

Área destruída por incêndios no Parque Nacional dos Campos Ferruginosos, no sudeste do Pará. — Foto: Reprodução / TV Liberal

De acordo com o ICMBIO, o Parque dos Campos Ferruginosos registrou três incêndios sucessivos nos últimos dez dias. Dois já foram extinguidos e o fogo está controlado.

Chega ao 12º dia do trabalho de bombeiros civis e brigadistas no combate ao fogo no Parque Nacional dos Campos Ferruginosos, área de proteção ambiental no sudeste do Pará. O governo federal anunciou, na segunda-feira (26), que o fogo já foi extinto.

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), o parque registrou três incêndios sucessivos nos últimos dez dias. Dois deles foram encerrados e o último, que começou no sábado (24), ainda está sendo combatido. O fogo, no entanto, está controlado, segundo o ICMBIO.

Ainda não se sabe o tamanho da destruição. Imagens feitas com drones mostram uma extensa área desmatada no parque. Veja no vídeo.
Forças Armadas atuam no Pará, região com mais focos de queimadas

Forças Armadas atuam no Pará, região com mais focos de queimadas

Forças Armadas atuam no Pará, região com mais focos de queimadas

As queimadas têm repercutido internacionalmente, e o presidente Jair Bolsonaro autorizou o envio de tropas das Forças Armadas ao Pará e outros estados.

Desde o domingo (25), um centro de operações foi instalado no Comando Militar do Norte, em Belém, para planejar, executar e monitorar as ações para conter e evitar novos focos de incêndio e desmatamentos ilegais.

Militares das Forças Armadas foram enviados a Altamira nesta segunda-feira (26) para dar apoio às ações.

Os militares do 51º Batalhão de Infantaria de Selva devem ficar preparados, de sobreaviso, caso seja necessário o emprego da tropa nas áreas de queimadas. O local fica distante da sede do município. Ainda não foi definida uma data para o deslocamento para essas áreas.

Segundo o governo federal, o Parna Campos dos Ferruginosos é uma das regiões que recebeu a Força Nacional de Segurança Pública.

Queimadas

A Polícia Federal vai investigar uma série de queimadas registradas no estado do Pará. E uma reunião na sede do Comando Militar do Norte, em Belém, definiu o plano de ação contra queimadas no estado, em uma ação conjunta do Exército e Corpo de Bombeiros.

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, afirmou que há “suspeita de ação orquestrada” em queimadas na Amazônia. “O que nós percebemos é que há sinais disso, há elementos que justificam a abertura de inquéritos para investigar e punir os infratores”, acrescentou.

Por Taymã Carneiro, G1 PA — Belém

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: WWW.folhadoprogresso.com.br   E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br e/ou e-mail: adeciopiran_12345@hotmail.com

 

%d blogueiros gostam disto: