COP 30 incluirá crianças e adolescentes nos debates climáticos
(Foto: ilustrativa (Marcelo Camargo / Agência Brasil)
Balanço Ético Global escuta jovens de 11 a 17 anos em rodas de conversa organizadas por escolas e comunidades
Crianças e adolescentes de 11 a 17 anos poderão participar dos debates sobre a crise climática por meio de rodas de conversa organizadas por escolas, coletivos e movimentos sociais. A escuta faz parte do Balanço Ético Global (BEG), iniciativa ligada à presidência da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30) que amplia a participação social nas decisões sobre o futuro do planeta.
O BEG é uma proposta da presidência brasileira da COP 30 com apoio da ONU e de ministérios federais. O objetivo é ouvir diferentes setores da sociedade sobre ética, justiça e responsabilidade diante das mudanças climáticas. Agora, o foco se estende também às juventudes.
A participação ocorre por meio de diálogos autogestionados, realizados de forma livre por educadores, escolas, famílias, coletivos e redes comunitárias. Para integrar oficialmente o processo, os encontros precisam ter no mínimo 20 participantes, seguir diretrizes específicas e responder a uma das cinco perguntas orientadoras do projeto.
“É fundamental que crianças e adolescentes tenham suas vozes ouvidas para opinar sobre formas de evitar que esse colapso aconteça”, afirma Isis Akemi, coordenadora do Ministério do Meio Ambiente.
Diálogo
Os encontros seguem a proposta metodológica do BEG, adaptada com linguagem acessível, lúdica e respeitosa às formas de expressão de crianças e adolescentes. A ideia é garantir uma escuta genuína, sem gerar ansiedade ou repetir discursos prontos.
“Temos que ter cuidado na condução desses diálogos. Não queremos ouvir aquilo que desejamos ouvir, mas, sim, o que eles realmente pensam”, diz a consultora Fernanda Oliveira.
O que é o BEG?
Inspirado no Acordo de Paris, o Balanço Ético Global propõe uma escuta ampla sobre os valores que precisam ser transformados frente à crise climática. As reflexões reunidas serão levadas como insumos simbólicos e políticos à Conferência do Clima da ONU, marcada para novembro, em Belém.
Fonte: O Liberal e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 04/09/2025/14:27:06
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com