Ex-padre é preso por abuso sexual contra ex-coroinhas

image_pdfimage_print

Foto: Ilustrativa | Segundo a sentença expedida em maio de 2022, o ex-religioso foi acusado de abusar sexualmente de três adolescentes e uma criança, entre os anos de 2002 e 2006.

O ex-padre Pedro Leandro Ricardo, 56, foi preso na quarta-feira (3), em Santa Bárbara D´Oeste (a 140 km de São Paulo), com base em mandado expedido contra ele em 27 de agosto. Ele havia sido condenado em 2022 por auso sexual. O ex-religioso terá que cumprir pena de dez anos e seis meses em regime fechado. Não cabe mais recurso da decisão.

Em nota, o advogado Paulo Henrique de Moraes Sarmento, que defende o ex-padre no interior de São Paulo, disse que vai pedir a revisão criminal do caso visando anular a condenação.

“Pedro Leandro Ricardo se apresentou na manhã desta quarta-feira junto ao 2º Distrito Policial de Santa Bárbara d’Oeste para que fosse dado cumprimento à ordem de prisão da Vara Criminal de Araras e dar início a sua pena em colaboração total com a Justiça, como sempre fez durante todo o processo. Iremos interpor nos próximos dias um pedido de revisão criminal com esperança de conseguir alterar a situação de sua prisão”, informa a nota.

O caso envolvendo o então sacerdote foi apresentado ao Ministério Público de São Paulo em 2019. O mandado de prisão foi expedido pela 1ª Vara Criminal de Araras no último mês e é resultado do trânsito em julgado da sentença, ou seja, quando não há mais possibilidade de recurso judicial.

Segundo a sentença expedida em maio de 2022, o ex-religioso foi acusado de abusar sexualmente de três adolescentes e uma criança, entre os anos de 2002 e 2006. Todas as vítimas atuavam como coroinhas na paróquia na Paróquia São Francisco de Assis, em Araras.

O juiz Rafael Pavan de Moraes Filgueira, da 1ª Vara Criminal de Araras, destacou na sentença que o ex-padre usava da sua condição e escolhia as vítimas com situações familiares desestruturadas, sabendo que não seria questionado ou enfrentado por seus atos.

Inicialmente, a pena foi fixada em 21 anos de prisão, mas em março de 2024, quando ainda cabia recurso ao processo, ela foi reduzida porque parte das acusações foi considerada prescrita ou desclassificada para crimes mais leves, o que resultou em apenas uma condenação de abuso sexual válida.

Durante todo o processo o ex-padre negou as acusações e atribuiu as denúncias a desavenças administrativas na paróquia.

Em março de 2022, dois meses antes da condenação pela Justiça, o Vaticano, através do Papa Francisco, anunciou a demissão de Pedro do estado clerical, após processo canônico.

Segundo o Código de Direito Canônico, com a demissão do Estado Clerical o sacerdote perde todas as suas funções na Igreja e passa a ser considerada uma pessoa comum, sendo aplicado devido a infrações graves.

Na época, ele estava em Americana, também no interior paulista, mas já havia sido afastado das funções de pároco da Basílica Santo Antônio de Pádua após as denúncias virem à tona em 2019.

Fonte: Folha Press/Jornal Folha do Progresso  e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 05/09/2025/07:18:45

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: