Homem é preso por envolvimento em golpe do falso boleto no Pará
Foto: Reprodução | ‘Operação Último Boleto’ apurou crime que gerou prejuízo de R$ 54 mil para empresa no município de Rio Verde, em Goiás (GO)
A Polícia Civil do Pará deflagrou a “Operação Último Boleto”, na quarta-feira (22), para apurar um esquema de fraudes eletrônicas praticadas contra uma empresa de serviços póstumos da cidade de Rio Verde, em Goiás. A ação policial resultou em uma prisão preventiva e cumprimento de mandados de busca e apreensão.
Participaram da ação policial a Divisão de Combate a Crimes Econômicos e Patrimoniais Praticados Por Meios Cibernéticos (DCCCEP), vinculada à Diretoria Estadual de Combate a Crimes Cibernéticos (DECCC), em apoio operacional e logístico a Polícia Civil do Estado de Goiás.
As investigações começaram em junho de 2023, após a constatação de que boletos bancários adulterados foram emitidos e encaminhados aos setores responsáveis pela quitação de fornecedores, resultando em sete pagamentos indevidos. O prejuízo total com a ação criminosa foi de R$54 mil.
Segundo João Amorim, titular da DCCEP, as investigações apontaram que os criminosos teriam obtido acesso não autorizado aos e-mails corporativos da empresa vítima do golpe, alterando as informações dos beneficiários dos boletos. “A análise técnica apontou indícios de invasão cibernética mediante programa de acesso remoto, que possibilitou o redirecionamento de comunicações para um e-mail utilizado como ponto de contato dos golpistas”, explicou o delegado.
Com o afastamento de sigilos telemáticos e cruzamento de dados, a Polícia Civil identificou três suspeitos com vínculos diretos aos acessos e movimentações relacionados ao e-mail fraudulento, sendo um deles empresário do ramo de informática residente na cidade de Belém e mais duas pessoas vinculadas ao caso.
Durante o cumprimento dos mandados judiciais expedidos pelo Poder Judiciário do Estado de Goiás nos imóveis dos alvos e na sede de uma pessoa jurídica, foram apreendidos diversos objetos de interesse investigativo, como: aparelhos telefônicos, equipamentos de informática, £500 em espécie, cartões bancários e um veículo de luxo. Apurou-se, ainda, que durante o período do crime, o alvo da prisão teria realizado movimentações atípicas, destoando de seu perfil histórico de operações financeiras.
Os envolvidos poderão responder por furto qualificado mediante fraude, invasão de dispositivo informático e uso de documento falso, pois as evidências reunidas indicam a atuação articulada de um grupo criminoso especializado em fraudes eletrônicas, com base operacional no Estado do Pará, voltado à prática de crimes patrimoniais mediante adulteração de boletos e manipulação de sistemas corporativos.
Fonte: Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e Republicado Por: Jornal Folha do Progresso em 24/10/2025/06:53:08
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com



