Jovem de Novo Progresso participa de intercâmbio por meio da Faculdade Adventista na Bahia
Jovens do Norte e Nordeste realizam intercâmbio em Erebango – (Fotos – Divulgação)
Edilaine Melo do Nascimento tem 20 anos e reside em Novo Progresso, no Pará.
O programa é desenvolvido pela Rede de Ensino Adventista, por meio da Faculdade Adventista da Bahia.
Lohana Raline Ramos de Souza, de 17 anos, é natural do Recife. Até pouco tempo uma sequer sabia da existência da outra e, agora, estão unidas no mesmo propósito e irão permanecer em Erebango durante um mês. Mas o que elas têm em comum? O sonho de obter um diploma no ensino superior, ampliar a bagagem de conhecimentos e, ainda, compartilhar os próprios saberes.
As jovens chegaram ao município na semana passada e já iniciaram as ações do programa desenvolvido pela Rede de Ensino Adventista, por meio da Faculdade Adventista da Bahia (Fadba).

Edilaine é acadêmica de Pedagogia e Lohana vai ingressar no curso de Direito. “Para quem não possui condições para custear os estudos, é oferecida essa oportunidade de entrar para o programa que é desenvolvido por algumas associações. Trata-se de algo voluntário e visa proporcionar aos participantes mais aprendizado sobre as culturas, sendo que podemos escolher o Estado para realizar as atividades; e a divulgação de informações sobre saúde e qualidade de vida à comunidade que recebe as visitas”, explica Edilaine ao acrescentar que é oferecido um periódico para quem as recebe. Contudo, o principal objetivo é a troca de ideias. “Aprendemos muito ao conversar com os munícipes e conhecer suas histórias. O ser humano não evolui sozinho e esse programa nos possibilita crescer como pessoas”, declaram as jovens.
As vivências em Erebango
Além do subsídio oferecido pelo programa, elas têm o apoio do poder público que auxilia com a estadia no município. “Ocorreu um sorteio entre duplas de estudantes e fomos presenteadas com Erebango. As pessoas nos recebem muito bem, são hospitaleiras, simpáticas, e estamos otimistas”, ressaltam.
Edilaine e Lohana esbanjam alegria e entusiasmo com o projeto, mas também lidam com a saudade de casa, principalmente nesse período do ano. “É desafiador pois, especialmente aqui no Rio Grande do Sul, percebemos que a valorização da família é algo ainda mais expressivo e lindo. Acreditamos que iremos sair daqui com muito mais conhecimento e gostaríamos de dizer a toda comunidade erebanguense que nosso trabalho é uma “via de mão dupla”: não estamos somente para aprender, mas para transferir um pouco de conhecimento sobre nossa região e as potencialidades”, enfatizam.
O projeto, que também irá contemplar outras regiões, possibilita a obtenção de pontos para bolsas de estudo e prossegue até fevereiro, momento em que iniciam as aulas.
Por:Jornal Folha do Progresso em 26/12/2022/07:05:53 com informações do portal do Jornal Bom Dia e Assessoria de Comunicação
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com