Juiz determina transferência de servidor da unidade de custódia feminina de Cucurunã, suspeito de importunação e abuso sexual; corregedor da SEAP abre processo disciplinar para apurar denúncia
(Foto: ilustrativa) – Créditos
Portaria do Corregedor-Geral Penitenciário, Renato Nunes Vale, determina abertura de Processo Administrativo Disciplinar, com o objetivo de apurar a possível responsabilidade administrativa e/ou funcional do servidor da SEAP
O juiz Flávio Lauande, titular da Vara de Execuções Penais da Comarca de Santarém, determinou, no ano passado, a transferência de um técnico de informática suspeito de prática de crimes sexuais no interior da Unidade de Custódia e Reinserção de Santarém, que funciona em anexo à penitenciária de Cucurunã, em Santarém, no Oeste do Pará. A informação foi apurada pelo Portal OESTADONET.
A decisão de transferir o servidor para a ala masculina da penitenciária foi tomada após reunião com a direção do estabelecimento prisional, naquela oportunidade.
O magistrado determinou a apuração de falta funcional e denúncias anônimas feitas por diversas mulheres custodiadas naquele estabelecimento penal. Ao mesmo tempo, determinou a remessa das denúncias ao Ministério Público para fins criminais, e à Corregedoria Geral Penitenciária para abertura de procedimento administrativo apuratório.
Nesta sexta-feira(24), o Diário Oficial do Estado publicou a Portaria nº 0141/2025-CGP/SEAP Belém (PA), de 21 de janeiro de 2025, assinada pelo Corregedor-Geral Penitenciário, Renato Nunes Vale, determinando a abertura de Processo Administrativo Disciplinar, objetivando apurar a possível responsabilidade administrativa e/ou funcional do servidor da SEAP referente à sua conduta inadequada, ao supostamente, ter cometido importunação sexual e assédio sexual em desfavor de Etany Roberta Sampaio Gama, custodiada na Unidade de Custódia e Reinserção de Santarém.
Como os procedimentos apuratórios tramitam em sigilo, para garantir a ampla defesa e o contraditório o nome do servidor foi omitido deste texto.
Procurado, o juiz Flávio Lauande informou que não pode se manifestar sobre o caso.
O Portal OESTADONET apurou que são várias as denúncias feitas em desfavor do servidor, a maioria anônima, que chegaram ao conhecimento do magistrado. Apenas a denúncia feita por Etany Gama foi tornada pública através de portaria que institui o PAD da SEAP.
Fonte: Diogo Dantas – O Globo e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 25/01/2025/10:00:13
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com