Lula sanciona lei que amplia direito à cirurgia reconstrutiva de mama
(Foto: Reprodução) – Com a nova lei, todas as mulheres passam a ter direito a cirurgia reparadora de mama pelo SUS, independentemente da causa da mutilação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou uma lei que garante às mulheres o direito a cirurgia reparadora de mama pelo Sistema Único de Saúde (SUS), independentemente da causa da perda da mama. A sanção do Projeto de Lei nº 2.291/2023 foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (18/7).
Anteriormente, apenas mulheres que haviam perdido as mamas devido ao câncer tinham acesso gratuito ao procedimento pela rede pública. Agora, vítimas com mutilações total ou parcial do órgão por outros motivos — como acidentes ou violência física — também passarão a ser contempladas pela lei. A autora do projeto é a senadora Margareth Buzetti (PSD-MT).
“Com esse projeto de lei, nós iremos desafogar o SUS, desafogar o Judiciário (que era onde iam parar os casos envolvendo os planos), além de devolver a dignidade a milhares de brasileiras”, destaca a parlamentar nas redes sociais.
Cobertura estendida
A lei também se estende a planos de saúde privados. Agora, as operadoras, através das redes conveniadas, são obrigadas a oferecer a cirurgia reconstrutiva das mamas, independentemente da causa. Até então, o direito se limitava às situações de câncer, assim como no SUS.
O texto ainda garante que a cirurgia seja opcional e dependa exclusivamente da vontade da mulher. Além da operação, é previsto atendimento psicológico e suporte com equipe especializada, visando a recuperação emocional e reintegração da paciente.
Fonte: Portal Metrópoles e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 18/07/2025/16:53:53
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com